Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores reivindicam ambulância com UTI para Mogi das Cruzes

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada nesta quarta-feira (8), a Moção de Apelo nº 73/2022, que solicita ao Governo de SP uma ambulância equipada com UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o município. O pedido é de autoria do vereador Carlos Lucarefski (PV).


“Há tempos nos deparamos com famílias que apelam aos diversos órgãos da administração pública no anseio de conseguir a liberação de ambulância equipada com UTI, destinada ao transporte de pacientes que necessitam ser removidos para outras cidades, especialmente aos Hospitais Públicos da Capital”, disse o vereador.

Lucarefski afirma que há centenas de reclamações de pessoas que não têm acesso ao equipamento médico. “A dificuldade é extrema, o que gera e causa inúmeros transtornos, aborrecimentos e a sensação de desalento nos familiares desses pacientes”, acrescentou.

Leia também:  Câmara de Mogi das Cruzes aprova Orçamento de R$ 2,8 bilhões para 2025

Segundo o parlamentar, o problema vem contribuindo para que famílias mogianas assumam débitos enormes. “Chega-se ao absurdo de as famílias terem que contrair dívidas vultosas para a contratação de ambulância UTI, em um momento que deveria receber das autoridades a devida e justa atenção, diminuindo a sensação de aflição e incerteza quanto ao estado de saúde de seus entes”, afirma.


“Quero fazer coro por essa Moção, porque realmente é crítica a situação e nós legisladores temos que apelar de todas as formas, até que chegue no governador e que sejam tomadas as medidas necessárias para que a saúde seja priorizada”, disse o vereador Mauro Yokoyama (PL).

Leia também:  Câmara de Mogi reduz de cinco para quatro assessores parlamentares por vereador

“Há uns dias passei por essa angústia de necessitarmos de uma UTI móvel para remover nosso assessor, tivemos essa dificuldade com o plano de saúde e ele veio a óbito, e naquela ocasião verificamos que existe realmente uma barreira jurídica que impede que as nossas ambulâncias circulem fora do município. A própria Santa Casa precisa alugar os veículos equipados quando necessita remover pacientes graves. No entanto, tenho conversado com o nosso deputado federal Márcio Alvino (PL) para conseguirmos uma emenda parlamentar no valor de R$ 700 mil para que a Santa Casa de Mogi das Cruzes passe a ter sua própria UTI Móvel. Esperamos que o Estado também faça algo pela Saúde da nossa cidade”, disse o vereador Francimário Farofa (PL).

Leia também:  Lei de Ordenamento do Uso e Ocupação do Solo é aprovada na Câmara de Mogi das Cruzes

A Moção será encaminhada ao secretário de Estado da Saúde, Jeancarlo Gorinchteyn, e ao secretário Municipal de Saúde, Zeno Morrone Júnior.

Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região

Compartilhe essa notícia: