Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi se reúnem com autoridades para discutir policiamento na cidade



Na tarde desta segunda-feira (19), a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes, por meio da Comissão Permanente de Segurança, recebeu o secretário municipal de Segurança, André Ikari; a comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, tenente-coronel PM Patrícia Félix e o coordenador da Guarda Municipal, Lenivaldo Castro. Na reunião, comandada pelo presidente da Comissão de Segurança, Maurinho do Despachante (PSDB), foram tratados assuntos relativos à segurança pública da cidade durante a pandemia da Covid-19.



Em relação ao policiamento da cidade, os parlamentares levaram algumas reclamações dos cidadãos sobre crescentes números de furtos no município. A tenente-coronel PM Patrícia informou que recentemente a Polícia Militar (PM/SP) inseriu nas ruas mais duas viaturas, formadas por policiais que atuam no DEJEM (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho). Um programa onde os policiais voltam ao trabalho no dia de folga e são remunerados extraordinariamente por isso.



O policiamento na zona rural do município também foi um assunto levantado pelos vereadores. O vereador Policial Maurino (Pode) falou sobre a falta de efetivo para atender as ocorrências nos bairros mais afastados de Mogi das Cruzes, já que as viaturas que atuam nessas regiões fazem apenas o policiamento preventivo. “Além de todo o problema da pandemia, essa população ainda tem que lidar com a questão da segurança”, lamentou. Maurino pediu reforços da PM para o local e sugeriu que também sejam incluídos policiais que atuam no DEJEM. A tenente-coronel Patrícia informou que vai estudar a sugestão do parlamentar.



O vereador Edson Santos (PSD), por sua vez, fez um agradecimento às autoridades presentes no encontro e afirmou a parceria entre a Polícia Militar e Guarda Civil Municipal. De acordo com Santos, a parceria rendeu bons frutos para a cidade e aumentou a segurança dos cidadãos. O parlamentar ainda pediu o fortalecimento do programa Vizinhança Solidária, coordenado pela PM, que proporciona a criação de núcleos de comunicação entre moradores de bairros, que ajudam a polícia (e os próprios moradores) na informação de ocorrências ou atitudes suspeitas. “É um programa que dá resultado e, portanto, podemos estar fortalecendo para o bem da cidade”, ressaltou.



Também foi assunto do encontro o monitoramento da cidade por meio de câmeras de segurança. O vereador prof. Edu Ota (Pode) relatou a falta de funcionamento de uma das câmeras e perguntou sobre a manutenção. O secretário municipal de segurança, André Ikari disse que a manutenção é complicada porque a maioria das câmeras já têm mais de dez anos e não há na prefeitura contrato vigente de manutenção.

Ainda participaram da reunião o presidente da Câmara de Mogi das Cruzes, Otto Rezende (PSD), além dos vereadores Mauro do Salão (PL), Edinho do Salão (MDB), Zé Luiz (PSDB), Juliano Botelho (PSB), Marcos Furlan (DEM), Osvaldo Silva (Rep) e Malu Fernandes (SD).

“Uma reunião que trata do bem comum, pois agrupar todo esse trabalho é muito importante para a cidade. Sabemos que a Saúde é o nosso maior foco no momento, mas a Segurança também é um dos nossos objetivos”, disse Maurinho.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: