Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi pedem reabertura do Pronto-Socorro do Hospital Luzia Pinho de Melo



A Câmara de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão realizada na terça-feira (12), a Moção nº 82/2022, que solicita ao Governo de SP a reabertura direta ao público do Pronto-Socorro do Hospital Estadual Luzia Pinho de Melo, no Mogilar. A iniciativa é da totalidade dos vereadores.



De acordo com os parlamentares, houve um aumento considerável na procura de pacientes pela rede pública nos últimos anos, tanto por conta da Covid-19, como por causa da demanda de outras enfermidades, cujos atendimentos ficaram suspensos durante o período pandêmico.



Recentemente, a diretoria da Santa Casa de Mogi das Cruzes ameaçou não renovar o convênio com a Prefeitura para operar o pronto-atendimento no local. Segundo a instituição beneficente, o fim do atendimento ‘porta-aberta’ no PS do Hospital Luzia estaria sobrecarregando a Santa Casa – apesar disso, a administração municipal afirmou que o contrato será renovado.



Francimário Vieira Farofa (PL) comentou que falta força política para reabrir a estrutura do Hospital. “Estamos falando desse fechamento há mais de um ano. Já fizemos outras moções sobre esse tema. O fluxo na Santa Casa aumentou muito por causa do fechamento do Hospital Luzia. O sistema CROSS [Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde] não funciona. Falta muita sensibilidade do Governo do Estado, pelo menos no tempo do governador João Doria isso acontecia. Precisamos de fato debater para que a nossa população tenha uma saúde de qualidade”, disse.



Marcos Furlan (Pode), presidente do Legislativo, também falou sobre o tema. “Poderíamos até fazer moção de repúdio por esse fechamento do Pronto-Socorro do Luzia. Os pacientes ficam vários dias nas UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento] por causa da falta de vagas nos hospitais do nosso sistema público. A Santa Casa está sofrendo com a superlotação. Temos que acionar os outros prefeitos, os deputados da Região e pressionar para reabrir o PS do Luzia”, disse.

O vereador Otto Rezende (PSD) comentou sobre a necessidade em ampliar os leitos de internação dos hospitais públicos de Mogi e Região. “O contrato da Santa Casa foi renovado. O mais importante hoje são os leitos pós-24 horas. É o chamado leito de internação do sistema CROSS. É fundamental expandir esses leitos para receber os pacientes que vêm das UPAs. A população está envelhecendo. Muitos idosos precisam de suporte, mas não necessariamente de um hospital. Precisamos começar a pensar nisso”, disse.

O documento legislativo será encaminhado ao governador do Estado de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), ao secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, e à bancada do Partido Liberal (PL) na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Também receberão o pleito oficialmente o prefeito de Mogi, Caio Cunha (Pode), e o diretor do Hospital Luzia de Pinho Melo, Luiz Carlos Viana Barbosa.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagram e Telegram

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)