Categorias
MOGI DAS CRUZES

Vereadores de Mogi formam comissão para fiscalizar condições do Hospital Dr. Arnaldo Pezzuti

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) foi instalada na Câmara de Mogi das Cruzes nesta terça-feira (19) para fiscalizar as condições de preservação histórica, arquitetônica, moradia e cemitério da unidade de saúde, que é gerida pelo Governo de SP.


Antigamente, o hospital recebia pacientes de hanseníase, que eram internados compulsoriamente e obrigados a residir em moradias construídas no terreno do local. Até hoje, descendentes dos pacientes ainda moram nessas casas, porém, estão sendo ameaçadas de ter que deixar as unidades habitacionais.

Leia também:  Cata-Tranqueira de Mogi atende a região de Jundiapeba neste sábado; veja calendário da operação em 2025

“Queremos uma resposta do poder público a essas pessoas, herdeiras de pacientes que, no passado, foram obrigados a ir para lá por causa da doença. Assim, muitos tiveram filhos, netos e bisnetos que até hoje lá residem. Defendemos uma solução mais humana”, disse o vereador Iduigues Martins (PT), presidente da CEV.


Além dele, integrarão o colegiado provisório de vereadores os parlamentares Edson Santos (PSD), Marcelo Bras (PSDB), Carlos Lucarefski (PV) e Francimário Vieira, o Farofa (PL).


“Estamos levantando também, além da questão da moradia, as condições de preservação arquitetônica do teatro, da igreja e do cemitério, que são históricos. Por mais que o Hospital Doutor Arnaldo não pertença a administração pública municipal, ele faz parte da história de Mogi. O cemitério, por exemplo, está abandonado, um enorme desrespeito às pessoas ali enterradas e seus familiares”, afirmou Iduigues.

Leia também:  Cata-Tranqueira de Mogi atende a região de Jundiapeba neste sábado; veja calendário da operação em 2025

Também nesta quarta-feira, a CEV deliberou que será enviado ofício à direção do Hospital solicitando a nomeação de um funcionário da unidade médica para prestar esclarecimentos.

Iduigues disse, ainda, que vai procurar ajuda de deputados estaduais: “Vamos procurar apoio na Alesp [Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo], principalmente com os deputados da nossa Região. Nosso objetivo é sensibilizar o Governo do Estado para essa causa”.

Comissão CMMC
Divulgação/CMMC

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Leia também:  Cata-Tranqueira de Mogi atende a região de Jundiapeba neste sábado; veja calendário da operação em 2025
Compartilhe essa notícia: