O Banco Central (BC) divulgou um novo calendário para saque de valores a receber, referente a dinheiro “esquecido” por clientes em bancos e instituições financeiras de todo o país. A repescagem teve início no dia 28 de março e vai até o próximo dia 16 de abril, em etapas escalonadas conforme o ano de nascimento.
De acordo com o Banco Central, todo mundo que fez a consulta deve de repetir o procedimento. Isto porque as instituições financeiras acrescentaram informações ao sistema e pode haver novos recursos esquecidos.
Pelo novo calendário, o correntista poderá agendar o saque a qualquer hora da data informada, em vez de entrar em horários determinados pelo sistema. Assim como nas últimas semanas, aos sábados haverá repescagem dentro da repescagem para quem perdeu a chance do agendamento. Confira abaixo.
Calendário de valores a receber
Ano de nascimento | Data de liberação |
Até 1947 | 28/3 |
1948 a 1954 | 29/3 |
1955 a 1959 | 30/3 |
1960 a 1963 | 31/3 |
1964 a 1967 | 1/4 |
Repescagem até 1967 | 2/4 |
1698 a 1971 | 4/4 |
1972 a 1975 | 5/4 |
1976 a 1979 | 6/4 |
1980 a 1981 | 7/4 |
1982 a 1983 | 8/4 |
Repescagem até 1968 a 1983 | 9/4 |
1984 a 1985 | 11/4 |
1986 a 1988 | 12/4 |
1989 a 1992 | 13/4 |
1993 a 1997 | 14/4 |
A partir de 1988 | 15/4 |
Repescagem de 1984 em diante | 16/4 |
Entre 17 de abril e 1º de maio haverá uma reformulação do sistema, segundo o Banco Central. As consultas serão retomadas em 2 de maio, na abertura da segunda fase do programa, que incluirá mais fontes de recursos esquecidos no sistema financeiro.
Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite acesso a todos os serviços digitais. Após o pedido de retirada, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.
Segundo o Banco Central, aproximadamente 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas valoresareceber.bcb.gov.br, criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.
Como sacar valores esquecidos
- Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.
- Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha o correntista a não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.
- Ler e aceitar o termo de responsabilidade
- Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber,, sem dar detalhes.
- Clicar na opção indicada pelo sistema: “Solicitar por aqui”: para devolução do valor pelo Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição. “Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC). Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.