Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A partir desta terça-feira (11), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Suíssa, em Mogi das Cruzes, passa a atender somente casos leves de síndrome gripal, sem necessidade de agendamento.
De acordo com a administração municipal, o atendimento será realizado todos os dias, inclusive sábados e domingos das 7h30 às 18h, até o dia 31 de janeiro.
Este é o segundo Centro de Combate à Gripe para pacientes de Mogi das Cruzes. Na semana passada, a UBS do Alto do Ipiranga já havia sido designada como Centro de Combate à Gripe. Lá, o atendimento também é feito todos os dias da semana, mas das 7h30 à 21h.
A ampliação do atendimento a pacientes com síndrome gripal foi adotada para fazer frente ao crescimento de casos verificado no município nas últimas semanas, explicou a Prefeitura de Mogi, acrescentando que, para possibilitar o atendimento exclusivo a casos de síndrome gripal, as consultas de outras especialidades previamente agendadas estão sendo transferidas para unidades de saúde próximas e todos os pacientes estão sendo contatados pelo SIS.
Com a criação do segundo do Centro de Combate à Gripe, as Unidades Básicas de Saúde da Ponte Grande e do Jardim Camila voltam a funcionar em seus horários normais.
O Hospital Municipal em Braz Cubas segue servindo como referência para o atendimento a casos mais graves de síndrome gripal. Além disso, a cidade tem outras unidades que funcionam 24 horas por dia, para casos de urgências e emergências, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rodeio, Oropó e Jundiapeba, o Pronto Atendimento do Jardim Universo, além do próprio Hospital Municipal.
Para prevenir a gripe, a população deve manter os mesmos cuidados indicados para a prevenção da Covid-19, como evitar aglomerações, intensificar a lavagem e higienização das mãos e manter o uso de máscara. Outras dicas são: manter os ambientes sempre muito bem arejados, aumentar o consumo regular de água e reforçar hábitos saudáveis, com o consumo regular de frutas e verduras.
Os sintomas da gripe e do novo coronavírus são muito semelhantes, o que pode motivar maior procura às unidades por conta da preocupação com um possível agravamento. A principal orientação é ficar atento à evolução dos sintomas, especialmente nos primeiros cinco dias, e procurar atendimento somente em casos de agravamento, com atenção à febre alta.