Categorias
MOGI DAS CRUZES

Transporte coletivo e Zona Azul de Mogi terão alterações a partir desta terça (24)



O transporte coletivo municipal de Mogi das Cruzes terá alteração de circulação a partir desta terça-feira (24). Os ônibus passarão a operar a tabela horária usada normalmente aos sábados.



De acordo com a Prefeitura de Mogi, as medidas serão adotadas para adequação às restrições de circulação de pessoas que vêm sendo anunciadas para diminuir a velocidade de propagação do novo coronavírus (COVID-19).



Com as alterações nas tabelas horárias, o número de ônibus em circulação em Mogi das Cruzes terá uma diminuição de 25% em relação aos dias normais. Serão 166 ônibus em operação a partir desta terça-feira.



Os horários serão atualizados no site da Secretaria Municipal de Transportes e no aplicativo Mogi no Ponto. Para os passageiros que já quiserem se programar, basta acessar o site da SMT e consultar os horários de sábado.



O sistema de transporte coletivo já havia tido alteração de funcionamento na última semana, com a diminuição na circulação de 17 ônibus fora dos horários de pico. Segundo a administração municipal, a demanda de passageiros também vem caindo nos últimos dias, com as pessoas optando por ficar em casa e diminuindo a circulação.

A Prefeitura de Mogi acredita que a movimentação deve diminuir ainda mais nesta semana com o fechamento do comércio e proibição de funcionamento de diversos setores. Isto porque, a partir desta terça-feira, o estado de São Paulo estará em quarentena, decretada pelo Governo do Estado.

Os idosos, principal grupo de risco da pandemia de Covid-19, também terão alterações na utilização dos ônibus. O uso do Cartão Conforto, que permite a viagem gratuita em qualquer lugar do ônibus para pessoas com mais de 65 anos, terá a utilização suspensa no transporte público municipal. Apenas em situações de urgência, como os idosos que forem a unidades de saúde ou se vacinar contra a gripe, será permitida a utilização de todos os espaços do ônibus. A campanha de vacinação começou nesta segunda-feira (23).

A medida, segundo a administração municipal, busca desestimular os idosos a saírem de casa para situações não urgentes. A orientação da Prefeitura é para que os idosos não saiam de casa. O isolamento social é indicado pelos especialistas como principal atitude para o combate à pandemia e fundamental para quem tem mais de 60 anos.

A utilização do Cartão Escolar também está suspenso no transporte municipal. Com a paralisação das aulas, o fechamento das escolas e a necessidade de restrição de circulação de pessoas, a medida foi adotada pela Prefeitura.

Zona Azul

Para os mogianos que circulam de transporte individual, a novidade é que o sistema de Zona Azul terá suspensão total das atividades a partir desta terça-feira. A medida será adotada pelo fechamento do comércio de produtos não essenciais, determinado pelo decreto de quarentena editado pelo Governo de São Paulo.

Mogi das Cruzes conta atualmente com 1.092 vagas de estacionamento controlado, distribuídas na região central e bairros próximos.

Confira as últimas notícias sobre coronavírus em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *