Categorias
MOGI DAS CRUZES

Campanha de vacinação contra a gripe começa na próxima segunda-feira (23)



A Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começa em todo o país na próxima segunda-feira (23) e, de acordo com a Prefeitura, em Mogi das Cruzes algumas estratégias estão sendo adotadas para garantir o atendimento ordenado dos públicos iniciais por conta do novo coronavírus (COVID-19). Entre os dias 23 e 27 de março, a imunização será prioritária para trabalhadores de saúde e idosos com mais de 75 anos.



De 30 de março a 15 de abril, serão imunizadas pessoas de 60 a 74 anos. A partir de 16 de abril, o município deverá seguir a programação nacional ou adaptar novas ações conforme a situação atual. Em todas as unidades, medidas preventivas estão sendo tomadas para evitar aglomerações. A campanha prossegue até o dia 22 de maio, com o Dia D previsto para o dia 9 (sábado).



Embora a vacina contra a gripe não proteja contra o novo coronavírus, os indivíduos com mais de 60 anos serão atendidos nas datas iniciais porque estudos mostram que são mais suscetíveis às doenças respiratórias e suas possíveis complicações. “Ao proteger os idosos do vírus influenza, causador da gripe, o objetivo é evitar uma sobrecarga do sistema respiratório, o que agravaria um eventual ataque do novo coronavírus”, explica o secretário municipal de Saúde, Henrique Naufel.



A vacinação também ajuda a diferenciar a gripe da COVID-19, ou seja, se a pessoa recebeu a dose de combate à gripe e, mesmo assim, apresentar sintomas como tosse e falta de ar, provavelmente não é o vírus influenza, o que pode ajudar o médico na solicitação de um exame para verificar a presença do novo coronavírus.



Os trabalhadores da área da saúde também serão imunizados a partir do dia 23 de março pelo maior risco de entrarem em contato com ambos os vírus (corona e influenza) e por poderem transmiti-los para pessoas que já estão fragilizadas em ambientes hospitalares. Como todos os anos, pacientes acamados e idosos que não tem condições de locomoção serão atendidos em suas casas.

A vacina contra a gripe estará disponível em todos os postos de saúde de Mogi das Cruzes e unidades da Estratégia Saúde da Família de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6768.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *