Categorias
BRASIL

Título de eleitor virtual: saiba como consultar e baixar seu e-Título



No próximo domingo (2) será realizado o primeiro turno das Eleições 2022, quando mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros poderão comparecer às urnas para votar em presidente, governador, deputado federal, deputado estadual e senador.



Com a proximidade do 1º turno, cada vez mais eleitores têm baixado o e-Título (título de eleitor virtual) nos aparelhos celulares. O aplicativo pode ser usado no dia do pleito para consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência à eleição, entre outros serviços. Ele substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto.



O e-Título também possibilita a apresentação de justificativa eleitoral e oferece uma série de serviços e informações, como a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais; o acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas; a consulta ao local de votação; e a inscrição como mesário voluntário, entre outros.



De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a orientação é para que os eleitores baixem e atualizem o e-Título o quanto antes, a fim de evitar que uma grande quantidade de acessos simultâneos sobrecarregue o sistema, fazendo com que o aplicativo não funcione direito.



Quem já baixou o app, mas ainda não fez a emissão do título, só poderá fazer isso depois dos dias de votação. Isso porque no dia 2 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das Eleições 2022, a emissão do e-Título estará suspensa, voltando a ser liberada a partir do dia 3. Em caso de segundo turno, a regra é a mesma: só será possível tirar a via digital do título até a véspera, ou seja, 29 de outubro.

A utilização da via digital do título de eleitor como documento de identificação na data do pleito está prevista no artigo 111 da Resolução TSE nº 23.669, que trata dos atos gerais do processo eleitoral para o pleito de 2022.

Como consultar o título de eleitor virtual

O e-Título pode ser baixado no celular ou tablet. O aplicativo funciona nos sistemas Android e iOS e o download deve ser feito na App Store e na Google Play.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: