Categorias
CULTURA

Theatro Vasques, em Mogi, recebe sessão de contação de histórias nesta quinta



Nesta quinta-feira (7), o Theatro Vasques, em Mogi das Cruzes, vai receber, às 9h e às 14h, sessões de contação de histórias, comandadas pela contadora, brincante e mediadora de leitura, Sandra Guzmán. A atividade faz parte da 13º Viagem Literária, programa de estímulo à leitura mantido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e realizado pela SP Leituras.



O módulo atual do programa é destinado a contos populares e visa mostrar como as lendas e outros “causos” passam de geração para geração e formam parte importantíssima da cultura popular brasileira.



“Contos populares brasileiros são amostras da nossa matriz cultural formada pelos povos indígenas, africanos, portugueses e tantos outros que aqui aportaram”, diz Sandra, que, em 2020, foi referência em narração de contos populares no material didático para o Ensino Fundamental, desenvolvido pela Eleva Educação.



O módulo conta com o apoio do Governo Federal, Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura e as contações de histórias acontecem presencialmente, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19.



De acordo com administração municipal, no Theatro Vasques há grupos escolares pré-agendados, porém também haverá 120 vagas disponíveis para o público espontâneo. A atração também será transmitida pelas redes dos organizadores e deve ser retransmitida no período da tarde nas redes da Cultura Mogi.

Sobre o programa

Pelo programa Viagem Literária, contadores de histórias percorrem dezenas de paulistas, compartilhando a força de relatos que começaram na oralidade há muito tempo e que até hoje permanecem vivos na cultura popular. São atividades para todas as idades, todos os gêneros e de alcance universal.

Os eventos acontecem em espaços públicos e são realizados em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre a literatura e a população local.

Desde o início do programa, em 2008, até o ano passado, o Viagem Literária já percorreu 224 municípios paulistas, com 220 convidados que dialogaram com mais de 345 mil pessoas. Foram bate-papos, oficinas, rodas de histórias e outros eventos que fizeram conhecimento e afeto circularem no território estadual. A 13ª edição começou com o módulo de Poesia, em novembro de 2020

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP