Categorias
MOGI DAS CRUZES

TCE/SP faz fiscalização surpresa no Hospital de Braz Cubas e na UPA Oropó, em Mogi

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP) realizou, na última terça-feira (26), uma fiscalização ordenada em 300 unidades de saúde localizadas no interior, no litoral e na Capital do Estado. O objetivo foi verificar as condições dos serviços oferecidos à população nos Hospitais Municipais, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e nos Prontos-Socorros no território paulista.


Em Mogi das Cruzes, as unidades de saúde vistoriadas foram o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes (Hospital de Braz Cubas) e a UPA 24h Dra. Corasi Alves de Andrade (UPA 24h Oropó).

Com início às 8h, a ação foi realizada de forma concomitante por 303 agentes da fiscalização da Corte paulista, que checaram a situação dos almoxarifados e estoques de medicamentos, das condições dos aparelhos, equipamentos e salas, da presença efetiva de médicos e servidores, dos itens de segurança, da atuação de empresas terceirizadas ou administradas por Organizações Sociais de Saúde (OSS’s), da qualidade do atendimento e do grau de satisfação dos usuários.

Leia também:  Confira o que vai funcionar no feriado prolongado do Natal em Mogi das Cruzes

O Notícias de Mogi teve acesso aos relatórios apontando que no Hospital de Braz Cubas, que recentemente passou por uma troca de administração, foram encontrados os seguintes problemas:

  • A escala da jornada de trabalho dos médicos não está em local acessível ao público;
  • A escala da jornada de trabalho dos demais profissionais da saúde não está em local acessível ao público;
  • Existem medicamentos com prazo de validade inferior a 30 dias: micropore, buscopam, espironolactona;
  • Não existe Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • O radiologista estava trabalhando em dias seguidos com intervalo de 12 horas;
  • O farmacêutico deveria fazer jornada de 12 horas por 36 de descanso, mas havia registro com intervalo de 12 horas apenas;
  • Havia ponto com oito folgas obrigatórias seguidas (oito dias), indicando que as escalas não são seguidas conforme o contrato de trabalho.
Leia também:  Confira o que vai funcionar no feriado prolongado do Natal em Mogi das Cruzes
Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) vencido em agosto de 2018

Já na UPA 24h Oropó, os fiscais do TCE/SP registraram as seguintes irregularidades:

  • Na entrevista com pacientes sobre o grau de satisfação nos atendimentos foram descritas as seguintes situações pelo Cidadão 1: Entrevistado já ficou oito horas esperando pelo atendimento;​
  • Não existe farmacêutico ou responsável técnico substituto presente na farmácia nos horários não cobertos pelo responsável titular;
  • Existem medicamentos com prazo de validade inferior a 30 dias: Loratadina 10 mg vai vencer em 30/06/19 [a fiscalização foi feita em 26/6] e esta separada para ser utilizada com prioridade. 10 comprimidos;
  • Não existe Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB);
  • A Fiscalização fez as seguintes anotações: Prejudicado
Medicamentos próximos do vencimento na UPA Oropó - Mogi das Cruzes
Medicamentos próximos do vencimento

Fiscalizações ordenadas

Realizada pela TCE/SP desde 2016, as fiscalizações ordenadas consistem no deslocamento de agentes da fiscalização para inspecionar ‘in loco’, diversas áreas da Administração como: transporte, merenda e material escolar; almoxarifado; tesouraria; creches; hospitais; unidades básicas de saúde; obras públicas; resíduos sólidos, entre outras.

Leia também:  Confira o que vai funcionar no feriado prolongado do Natal em Mogi das Cruzes

Com a iniciativa, o objetivo do Tribunal é orientar os administradores quanto à melhor gestão do município, e verificar não só a legalidade, mas também a qualidade do gasto dos recursos públicos.

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *