Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano vai ganhar Hospital Regional do Alto Tietê, diz governador



Na última sexta-feira (2), o governador Rodrigo Garcia anunciou que Suzano ganhará um hospital geral aberto a todo o público, o Hospital Regional do Alto Tietê (HRTA). A criação da unidade foi oficializada em decreto publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado (3) e o edital de chamamento público para a gestão do hospital deve ser divulgado em 15 dias.



Também neste sábado, o governador visitou o complexo do Hospital Auxiliar das Clínicas (HC), na Vila Amorim, onde passará a funcionar a futura unidade.



“Sabemos que o melhor para o paciente é o atendimento mais perto de casa. Nem sempre é possível, mas o nosso objetivo é fortalecer os equipamentos que dispomos no Estado e otimizar esse acolhimento a partir de ações estratégicas que visam sempre o bem da população e a eficiência da gestão”, disse Garcia.



A expectativa é de que a unidade comece a funcionar como hospital geral na sequência do término do mutirão de cirurgias, previsto para se estender até o fim deste ano.



Segundo o governo estadual, o futuro HRAT terá 195 leitos e será referência em média complexidade, com serviços voltados para ortopedia, cirurgia geral, saúde mental e pacientes de longa permanência. O complexo, que conta com três blocos, realizará atendimentos de urgência e emergência, internações, procedimentos cirúrgicos e exames, dentre eles estão tomografias computadorizadas, ultrassonografia, raio-x e análises clínicas. 

Um dos prédios terá 99 leitos, sendo dez deles de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além disso, também haverá duas salas cirúrgicas, cinco consultórios, 12 vagas de ‘hospital dia’ e um centro de imagem e laboratório de análises clínicas. Outro bloco terá 16 leitos de enfermaria e no terceiro serão 80 para acolhimento de pacientes de longa permanência, que já estão sendo assistidos pela unidade.

A visita do governador à unidade foi acompanhada pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi; pelo secretário estadual de Saúde, Jean Gorinchteyn; pelo secretário-executivo de Esportes, Jorge Perez; pelo diretor-executivo do HC, Eduardo Santocchi; pelo deputado estadual Estevam Galvão; e pelo prefeito de Guarulhos e presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), Gustavo Henric Costa, o Guti.

“A saúde suzanense está de cara nova, desde a atenção básica até o atendimento hospitalar”, disse o prefeito Ashiuchi, acrescentando em seguida: “O novo HRAT deve acolher demandas de média complexidade, contemplando a ortopedia, cirurgia geral, saúde mental e longa permanência. Em breve também teremos a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), o novo Hospital Federal, Clínica da Família e muitos outros projetos que colocam Suzano em um novo patamar”.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

Compartilhe essa notícia: