A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano anunciou nesta segunda-feira (27) a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 para os 24 postos de saúde do município, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
De acordo com a pasta, o atendimento será nesta quinta (30) e sexta-feira (1), das 8h às 15h, contemplando a primeira dose dos munícipes maiores de 12 anos; a segunda aplicação do público que aguarda aprazamento para até 2 de outubro e dos cidadãos vacinados com Pfizer há oito semanas ou mais; e a dose de reforço dos idosos maiores de 60 anos que completaram a segunda aplicação há seis meses ou mais e das pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais.
Essa nova etapa da campanha descentralizada ocorre em um momento em que o município apresenta mais de 92,4% da população imunizada com a primeira dose, contabilizando 227.796 pessoas maiores de 12 anos vacinadas contra a Covid-19. Deste total, 7.561 receberam o imunizante em dose única, 133.313 já completaram a segunda dose e 1.389 receberam a aplicação de reforço.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a expectativa é de que a demanda seja diluída, uma vez que grande parte da população já foi contemplada com a imunização. “Estamos com praticamente todo o público jovem e adulto, maior de 12 anos, vacinado. São 92% da população vacinada, sendo que desses cerca de 8% faltante ainda compreende profissionais que se vacinaram no município onde trabalham. É preciso considerar essas e outras situações. Portanto, temos uma boa taxa de adesão e nosso foco agora se concentra na segunda dose e na terceira aplicação de reforço”, explicou.
Os requisitos de atendimento seguem os mesmos, de acordo com a dose contemplada. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.
No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.
Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.