Categorias
ALTO TIETÊ

Suzano amplia vacinação contra a Covid-19 para os postos de saúde



A Secretaria Municipal de Saúde de Suzano anunciou nesta segunda-feira (27) a ampliação da campanha de vacinação contra a Covid-19 para os 24 postos de saúde do município, incluindo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).



De acordo com a pasta, o atendimento será nesta quinta (30) e sexta-feira (1), das 8h às 15h, contemplando a primeira dose dos munícipes maiores de 12 anos; a segunda aplicação do público que aguarda aprazamento para até 2 de outubro e dos cidadãos vacinados com Pfizer há oito semanas ou mais; e a dose de reforço dos idosos maiores de 60 anos que completaram a segunda aplicação há seis meses ou mais e das pessoas imunossuprimidas que tomaram a segunda dose há 28 dias ou mais. 



Essa nova etapa da campanha descentralizada ocorre em um momento em que o município apresenta mais de 92,4% da população imunizada com a primeira dose, contabilizando 227.796 pessoas maiores de 12 anos vacinadas contra a Covid-19. Deste total, 7.561 receberam o imunizante em dose única, 133.313 já completaram a segunda dose e 1.389 receberam a aplicação de reforço.



De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a expectativa é de que a demanda seja diluída, uma vez que grande parte da população já foi contemplada com a imunização. “Estamos com praticamente todo o público jovem e adulto, maior de 12 anos, vacinado. São 92% da população vacinada, sendo que desses cerca de 8% faltante ainda compreende profissionais que se vacinaram no município onde trabalham. É preciso considerar essas e outras situações. Portanto, temos uma boa taxa de adesão e nosso foco agora se concentra na segunda dose e na terceira aplicação de reforço”, explicou.



Os requisitos de atendimento seguem os mesmos, de acordo com a dose contemplada. Para receber a primeira aplicação, o munícipe deve ter mais de 12 anos de idade e apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.

No caso dos adolescentes ainda é necessária a autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.  

Para receber a segunda dose, basta o munícipe apresentar um documento original com foto, CPF e o cartão de vacinação adquirido na primeira etapa. Os mesmos requisitos são necessários para receber a terceira dose de reforço, a fim de se comprovar as duas aplicações anteriores dentro do prazo vigente. No caso das pessoas imunossuprimidas, também será exigido relatório médico ou receita de uso contínuo.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: