Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
O Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Águas e Esgotos) informou que trabalha para reparar os danos e normalizar a prestação de serviços à população após ter registrado três casos de furtos de cabos e equipamentos em estações elevatórias de esgoto desde o final de semana.
Os casos aconteceram no dia 21 de setembro, na Estação localizada na rua Olavo Bilac, 101 (Vila São Paulo); no dia 22 de setembro, na Estação localizada na rua Catarina Carrera Marcatto, s/nº (Cezar de Souza); e no dia 23 de setembro, na avenida Francisco Rodrigues Filho, 8201 (Botujuru).
Segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a ronda e a Polícia Militar (PM-SP) foram acionadas e constataram os furtos. Além disso, foram registrados boletins de ocorrência para todos os casos.
Ninguém foi capturado, mas foram encontradas no local ferramentas que, provavelmente, foram utilizadas pelos criminosos, informou a administração municipal, acrescentando que as três unidades contam com alarme, monitoramento e ronda móvel.
“Os furtos incluíram cabos e equipamentos utilizados no sistema de automação das estações. Esses sistemas são projetados de acordo com as especificações de cada unidade, portanto, precisam ser encomendados – não são produtos fabricados em larga escala, o que facilitaria sua reposição. Mesmo assim, no final de semana o Departamento de Manutenção de Esgoto conseguiu retomar de forma paliativa o funcionamento da estação do Botujuru”, informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes.
Nos casos das estações de Cezar de Souza e Sabaúna, o Semae de Mogi das Cruzes atualmente está fazendo um orçamento dos itens que precisam ser adquiridos, para em seguida realizar um processo de aquisição. Enquanto esse processo acontece, podem ocorrer extravasamentos pontuais, uma vez que o sistema de bombeamento de esgoto não vem operando em sua capacidade operacional plena.
“São pequenos furtos, mas que que causam grandes prejuízos para o funcionamento do sistema e que acabam afetando muitas pessoas. Estamos atuando para repor as peças e retomar a operação do sistema com o máximo de celeridade possível”, disse o diretor-geral do Semae, Francisco Cochi Camargo.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram, Facebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.