Categorias
BRASIL

Serasa Score 2.0: veja como consultar sua nova pontuação após mudança no cálculo



Já estão disponíveis para consulta as novas pontuações de score do Serasa, órgão de proteção ao crédito. O Serasa Score 2.0, como foi chamado, é um novo modelo de cálculo da métrica que mede o risco de inadimplência de pessoas físicas.



Com a nova forma de cálculo, o órgão passou a valorizar mais os bons hábitos de pagamentos do que o histórico de dívidas de cada CPF. “Com essa atualização o Serasa Score 2.0 garante análises mais justas e transparentes tanto para quem oferece crédito quanto para quem precisa dele”, informou o Serasa.



A partir de agora, mesmo que alguém tenha tido um mau momento no passado, os pagamentos que foram feitos em dia ao longo dos anos terão uma importância maior na hora de compor o score. No modelo de cálculo antigo, uma dívida não paga podia prejudicar por diversos anos uma pessoa, fazendo com que ela fosse considerada um tomador de crédito de risco.



Outra novidade, segundo o Serasa, é que pessoas com notas acima de 701 já serão classificados como “muito bons” pagadores, adquirindo melhores chances na hora de conseguir um cartão de crédito ou empréstimo, com juros mais atrativos. Antes, para atingir essa categoria, era precisa ter score acima de 800. A pontuação do score continua variando de 0 a 1.000.



O Serasa utiliza Inteligência Artificial para calcular sua pontuação e leva em conta seis tipos de critérios:

  • Comportamento de consultas/consultas para serviço e crédito
  • Crédito contratado
  • Histórico de dívidas
  • Pagamento de crédito
  • Pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito

Cada uma dessas categorias tem um peso diferente para determinar a sua pontuação geral. Para aumentar o score, é importante fazer o pagamento de dívidas, contas em atraso e manter um histórico de pagamento de empréstimos e cartão de crédito sempre em dia.

Diferenças entre os cálculos do score

CritérioSerasa Score 1.0Serasa Score 2.0
Pagamento de crédito30,2%43,6%
Consulta para serviço e crédito/comportamento de consultas26,4%19,3%
Histórico de dívidas17,4%13,7%
Tempo de uso do crédito13,9%10,1%
Crédito contratado8,4%7,9%
Pagamento de dívidas3,6%5,5%
Fonte: Serasa

Como consultar o Serasa Score 2.0?

A consulta da nova pontuação do Score 2.0 pode ser realizada gratuitamente por meio do site do Serasa. Basta clicar em “Consultar Score”, informar seu CPF e, se for o primeiro acesso, efetuar um cadastro rápido.

Também é possível verificar o score baixando o aplicativo do Serasa.

Cadastro positivo melhora o score

As instituições financeiras valorizam mais as informações das pessoas que têm o Cadastro Positivo ativo e pagam seus compromissos em dia. E o Serasa Score 2.0 dá mais peso a esses dados no novo cálculo. Por isso, para conseguir uma pontuação de crédito melhor, é muito importante manter o seu Cadastro Positivo ativo. Você pode verificar a situação do seu Cadastro no site ou aplicativo da Serasa.

O Cadastro Positivo é um banco de dados que traz informações muito importantes para o cálculo da sua pontuação, como tipo e duração de contratos de crédito ativos, além do seu perfil de pagamento. Com ele, é possível saber se o consumidor paga as suas contas em dia – e não apenas se ele está negativado ou com dívidas em atraso. Por isso, seu cancelamento leva à diminuição do score. Se uma pessoa não tiver contratos de crédito ativos ou não usar cartão de crédito, por exemplo, haverá poucas informações positivas sobre ela para o cálculo do Serasa Score 2.0.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: