Categorias
BRASIL

Serasa libera consulta gratuita ao score; confira a pontuação do seu CPF



Possuir um score alto no Serasa é um fator determinante para conquistar um financiamento, empréstimo ou até mesmo aumentar o limite do cartão de crédito. É por meio da pontuação que os bancos e instituições financeiras analisam as chances de um determinado cidadão conseguir pagar suas contas em dia. Isto significa que quando um score aumenta, aumentam também as oportunidades de conseguir a aprovação do crédito.



A pontuação do score Serasa vai de 0 a 1.000 pontos. Segundo o órgão de proteção ao crédito, um cidadão que tem até 300 pontos apresenta alto risco de inadimplência; entre 300 e 700, o risco é médio; já acima de 700 pontos, o risco de inadimplência é considerado muito baixo e, por isto, a aprovação de crédito se torna muito mais fácil.



A pontuação é atribuída a cada consumidor conforme a análise de uma série de fatores, como: pagamento de contas em dia, histórico de dívidas negativadas, relacionamento financeiro com empresas, dados cadastrais atualizados etc.



Ao ter acesso ao score, é possível manter o controle do currículo financeiro. O conhecimento de quando a pontuação aumenta ou diminui beneficia quem quer entender seu crédito e o impacto que ele pode causar em seus objetivos de consumo.



Como consultar o score no Serasa

  1. Passo 1: acesse o site do score.
  2. Passo 2: preencha o cadastro. Se for o primeiro acesso, preencha com todas as suas informações
  3. Passo 3: Pronto! A pontuação aparecerá na sua tela.

Além do seu score, você também verá a pontuação média das pessoas no seu CEP e da mesma faixa de idade.

Dicas para aumentar o score

Renegocie suas dívidas: O primeiro e mais importante passo para melhorar seu Score é pagar tudo que você tem pendente. É possível negociar suas dívidas pelo Serasa Limpa Nome, onde você encontra ofertas com até 90% de desconto, ou diretamente com a empresa que lhe negativou.

Seja pontual: Pague suas contas em dia. Se preferir, coloque-as em débito automático, uma forma prática de manter a pontualidade nos pagamentos. Se não tiver contas em seu CPF, analise a possibilidade de ter uma conta de luz, de água ou até mesmo de cartão de crédito (mesmo que não tenha tanto limite) em seu nome. Isso porque essas informações são contabilizadas pelo seu Cadastro Positivo.

Atualize seus dados na Serasa: Mantenha seus dados pessoais sempre atualizados na Serasa. Quanto mais exatas forem as informações básicas sobre você como idade, endereço e telefone, mais confiável será o seu cadastro.

Mantenha seu Cadastro Positivo ativo: O Cadastro Positivo mostra seu relacionamento com as empresas nos últimos 12 meses. Assim, quanto mais longo seu relacionamento, mais relevantes se tornam essas informações. Pagar as contas em dia, pagar o valor integral das faturas, tudo isso pode somar alguns pontos.

Peça crédito de forma consciente: Quando muitas consultas por empresas são feitas em seu nome, isso pode caracterizar uma busca descontrolada por crédito. Ao solicitar crédito, seu Score pode oscilar, mas é apenas por um momento. Em pouco tempo a pontuação será restabelecida. Ainda assim, quanto menos pedido de crédito você fizer, menor será o impacto.

Evite pagar tudo à vista: Embora seja uma boa saída para não se endividar, se seu objetivo é aumentar o score, é necessário que haja movimentação de crédito e ao pagar tudo a vista não é gerado nenhum impacto na sua pontuação. Por isso, é preciso buscar um equilíbrio entre o que se paga à vista e no crédito.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: