Creches e escolas da rede municipal de Mogi das Cruzes estão participando de diferentes tipos de brincadeiras na Semana do Brincar, promovida pela Aliança pela Infância. O tema desta sexta-feira (27) nas escolas são brincadeiras tradicionais; já no sábado (28) a programação será aberta ao público no Parque Centenário, das 9h às 11h.
As atividades no parque serão monitoradas por estudantes dos cursos de pedagogia e educação física do Centro Universitário Braz Cubas e contarão com diversas estações com brincadeiras como amarelinha, corda, elástico, land art (brincadeira com a natureza), dobradura, circuito, peteca, jogo da velha gigante, jogo de alvo, pé de lata.
De acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a programação da semana foi coordenada por uma comissão, formada por diretores, Supervisão de Ensino e o Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação.
Na última quarta-feira (25), os alunos do 3º ano do ensino fundamental da EM Prof. João Cardoso Pereira, em Sabaúna, colocaram a mão na massa. “Enquanto professora, acredito que quando meus alunos aprendem brincando, sentem mais prazer em aprender. Foi tão confortante vê-los, criando formas nas modelagens dos sequilhos, descobrindo que a massa crua, tem um sabor diferente da assada”, disse a professora Alessandra Maria Silva Prado e Sousa.
Na quinta-feira (26), o grupo de professoras do período da tarde da EM Profª Iracema Brasil de Siqueira, na Vila Suissa, organizou um circuito de brincadeiras. Os alunos do Infantil III e IV brincaram de jogo da velha, túnel, amarelinha de centopeia e boliche. “É importante mostrar que a escola de educação infantil é mais do que um lugar acadêmico, em que se trabalha os campos de conhecimento, é um lugar onde eles possam sentir confiança e desenvolver o que a primeira infância pede que é realmente brincar, se divertir e aprender junto”, disse Giane Siqueira, que faz parte da equipe com as professoras Vanessa Duarte, Idalina Nepomuceno e Milena Regina de Souza.
Ainda na quinta, os alunos do CEIM Profª Therezinha Miranda de Paula, no Rodeio, brincaram com elementos da natureza. Beterraba e cenoura se transformaram em tintas e flores e folhas fizeram parte de pequenas obras de arte, que depois foram expostas na unidade escolar.
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região