Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!
A Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes está alertando os responsáveis por estabelecimentos da cidade para a ação de falsos fiscais da Vigilância Sanitária.
Na última semana, o departamento recebeu telefonemas de empresários que foram contatados por golpistas afirmando atuarem no órgão municipal para agendar uma visita.
Segundo a administração municipal, a Vigilância Sanitária não trabalha com agendamentos telefônicos. Ao contrário, as vistorias são realizadas aleatoriamente em atendimento a denúncias, processos ou ações de rotina.
“Não trabalhamos com visitas agendadas. Isso só ocorre em caso de vistoria em obras. Nos estabelecimentos em funcionamento, a visita pode ocorrer a qualquer momento”, esclarece a chefe da Vigilância Sanitária, Débora Iolanda Cardoso dos Santos.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Mogi das Cruzes, a equipe técnica trabalha uniformizada, com roupas e crachás contendo o brasão do município e nome em letra legível. A identificação está presente também nos documentos emitidos e veículos oficiais utilizados nas visitas.
A Vigilância Sanitária é responsável por inspeções em vários segmentos como alimentos, medicamentos, estética e beleza, serviços de saúde, saúde do trabalhador e saneamento, com objetivo de preservar a saúde pública. É importante ressaltar, ainda, que o órgão não faz nenhum tipo de cobrança de taxa in loco, sendo todo atendimento gratuito e sem qualquer parceria ou convênio com empresas de qualquer natureza. Qualquer serviço oferecido em nome da Vigilância Sanitária por meio de cobrança é fraude.
As denúncias relacionadas à área da saúde no município devem ser feitas diretamente à Ouvidoria da Saúde pelo telefone 162 ou app e-ouve. Em caso de dúvidas, o telefone para informações é o 4794-0200.