Na última semana, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Suzano, através do Centro de Bem-Estar Animal, realizou o resgate de 29 cães que, segundo a Prefeitura, estavam em situação de maus-tratos, no Jardim Varan.
De acordo com a administração municipal, o grupo monitorou as ações de uma moradora do bairro no último mês para confirmar a existência de um criadouro ilegal em condições precárias, o que resultou na recuperação de animais doentes, incluindo adultos e filhotes recém-nascidos.
As primeiras informações sobre maus-tratos no local vieram por meio de denúncias feitas por vizinhos que alegavam ouvir latidos e constantes gritos em uma das casas do bairro. Diante disso, a equipe visitou o local e o encontrou abandonado, apesar de apresentar nítidos sinais da presença recente de cães. Dias depois, os integrantes da pasta retornaram e notificaram a dona do imóvel, orientando-a a readequar o espaço para transformá-lo em um canil de reprodução legítimo perante a legislação.
Após novas denúncias na região do Jardim Varan, o Setor do Bem-Estar Animal voltou ao endereço acompanhado de equipes da Guarda Municipal de Suzano, da Coordenação de Controle de Zoonoses e de cuidadores parceiros da Prefeitura de Suzano, e localizou 29 animais em estado de cativeiro, incluindo duas cadelas que haviam parido dez dias antes.
Segundo a administração municipal, o ambiente apresentava estado de abandono e falta de cuidado, com fezes e sangue espalhado, além de falta de água, de alimento e de salubridade em espaços de aproximadamente três metros quadrados ocupados por quatro animais cada um, em média.
O grupo resgatou os animais e os direcionou para cuidados veterinários, inclusive atualização de vacinas e microchipagem, informou a Prefeitura, acrescentando que, em seguida, eles foram encaminhados para parceiros, que poderão garantir a eles novas famílias.
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram