Categorias
BRASIL

Saiba como conseguir absorventes gratuitos pelo ‘Meu SUS Digital’



Desde janeiro deste ano, o programa Farmácia Popular disponibiliza absorventes gratuitos para a população em situação de vulnerabilidade social em mais de 31 mil farmácias credenciadas em todo o Brasil.



Com o objetivo de acabar com as dificuldades trazidas pela pobreza menstrual, a iniciativa integra Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual do governo federal.



Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) mostram que no Brasil, uma a cada quatro meninas faltam à escola durante o período menstrual e cerca de 4 milhões sofrem com privação de higiene no ambiente escolar (acesso a absorventes, banheiros e sabonetes).



Quem tem direito a absorvente gratuito

O programa é voltado a pessoas com idade entre 10 e 49 anos de idade (considerada como idade fértil) e que estão inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. É preciso, ainda, se enquadrar em pelo menos uma das seguintes situações:



  • Estar em situação de vulnerabilidade social extrema (renda familiar mensal de até R$ 218 por pessoa);
  • Ser estudante da rede pública de ensino e de baixa renda (meio salário mínimo);
  • Estar em situação de rua.

Como retirar o absorvente gratuito

Para retirar o absorvente, a pessoa deve se dirigir a uma das 31 mil farmácias credenciadas (clique aqui para ver a lista) e apresentar um documento com foto e uma autorização que deve ser gerada no Meu SUS Digital, aplicativo disponível no Google Play (Android) e Play Store (iOS).

Quem tiver dificuldade para emitir o documento pode buscar auxílio em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nos equipamentos da assistência social como os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros Pop ou equipes do Consultório na Rua.

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: