O prefeito eleito em Mogi das Cruzes, Caio Cunha, anunciou na tarde desta segunda-feira (21) os novos integrantes da pasta da educação em sua gestão. Os novos nomes anunciados foram o de Rosemeire Tonete, assumindo como secretária, e Caio Callegari na função de secretário-adjunto. Ainda foram anunciados os nomes de Andréa Sousa e Márcia Ferreira, compondo as diretorias estratégicas da Secretaria.
Rose explicou que será preciso resgatar a rede e que, para isso, a participação será essencial, além de um olhar humano de todos da classe da educação. A ideia é que a pasta passe a ter mais diálogo com os professores e com os pais dos alunos da rede.
Caio reforçou que, neste momento de pandemia, mais importante que retornar às aulas será a forma como será feito esse retorno, e que essa será uma decisão entre a equipe de especialistas. Ele ainda agradeceu a professora Maria Geny Álvila Horle, uma das participantes do conselho de mentores criados por Caio para discutir métodos e estratégias para a educação.
“É sempre importante reforçar que nossas escolhas estão sendo criteriosamente por competência técnica. Estamos construindo secretarias fortes não só no nome, mas no corpo. Posso dizer sem medo de errar: temos um corpo técnico na educação para elevar o ensino na cidade”, disse Cunha.
Sobre a secretária
Rose Tonete possui graduação em Pedagogia pela Universidade Braz Cubas, Pós Graduada em Psicopedagogia, Gestão de Escola de Educação Básica e Mestre em Semiótica, Tecnologias de Informação e Educação pela Universidade Braz Cubas (2004).
Ela está há 31 anos no Magistério, sendo 26 deles na Secretaria Municipal de Educação. Participou da construção das Diretrizes Curriculares para a Educação da Infância e fez parte da Comissão Especial para elaboração das Matrizes Curriculares para a Educação Básica de Língua Portuguesa e Arte.
Tonete foi membro e Presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenou os trabalhos da Câmara do FUNDEB de Mogi das Cruzes. Também foi membro do Conselho de Administração do Iprem de Mogi das Cruzes (Instituto Previdenciário de Mogi das Cruzes) por dois mandatos.
Foi convidada para estruturar o setor de Movimentação de Pessoal – Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Educação, frente a normatização dos módulos de pessoal; inovação informatização dos processos de remoção anual para além do magistério, incluindo todas as categorias que atuam nas unidades escolares, bem como nos departamentos; atribuição de aulas aos professores e atribuição de vagas para o demais servidores; informatização da vida funcional etc.
Demais secretários
Caio Cunha já definiu quem ficará no comando de 10 das 17 secretárias municipais. O chefe de gabinete também já foi revelado.
Na última sexta (18) foram anunciados os secretários de Finanças (Ricardo Abílio Rossi Cardoso) e Mobilidade Urbana (Cristiane Ayres Contri), que comporão a gestão municipal a partir de 2021.
Já última quarta-feira (16), Caio Cunha concedeu entrevista coletiva para anunciar quatro secretários municipais. Foram divulgados os nomes dos chefes das pastas da Agricultura (Felipe Monteiro de Almeida), do Desenvolvimento Econômico (Gabriel Bastianelli), do Desenvolvimento Social (Celeste Xavier Gomes) e da Segurança (André Junji Ikari).
No dia 10 de dezembro, Caio Cunha já havia revelado mais dois secretários, além do Chefe de Gabinete. Foram anunciados os nomes do advogado Sylvio Alkimin para a Secretaria de Assuntos Jurídicos, Francisco Cochi Camargo para a Secretaria de Governo e Lucas Nóbrega Porto como Chefe de Gabinete.Leia também: Prefeitura de Mogi conclui revitalização de praças na região central; veja fotos
Já no dia 9, Caio confirmou a permanência do atual secretário de saúde, Henrique Naufel, que está no comando da pasta desde março deste ano.