Categorias
ALTO TIETÊ

Rio Tietê terá serviço de desassoreamento na região do Alto Tietê a partir deste mês



Siga nosso Canal no WhatsApp e receba todas as notícias da cidade no seu celular!

O Rio Tietê receberá serviços de desassoreamento na região do Alto Tietê a partir deste mês de setembro, com o objetivo de reduzir os riscos de enchentes no próximo verão.


O anúncio foi feito aos prefeitos do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) na última quinta-feira (31), durante uma vistoria na Barragem da Penha (divisa de São Paulo com o Alto Tietê).

De acordo com o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que realizará os trabalhos, as intervenções serão feitas em várias frentes para maior efetividade dos resultados nas cidades.


As obras de desassoreamento e limpeza divulgadas pelo DAEE são referentes aos lotes 3 e 4. O primeiro abrange da Barragem da Penha até Guarulhos, sendo que o contrato para os 12 primeiros quilômetros já foi retomado.


Com investimento de R$ 148,8 milhões, a segunda parte contempla as cidades de Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e Mogi das Cruzes – entre a foz dos córregos Três Pontes e Ipiranga.

A expectativa é que sejam removidos 950 mil metros cúbicos de rejeitos de dentro do rio e 29 mil metros cúbicos de macrófitas (espécie de planta aquática).

As ações de desassoreamento do Tietê foram pleiteadas pelo consórcio no início do ano, quando as fortes chuvas causaram inundações em diversas cidades da região.

“São ações importantes que estão sendo trazidas aqui e o fundamental é sabermos qual será o reflexo efetivo delas já no próximo verão para minimizar os problemas causados pelas chuvas intensas e quais outras medidas precisarão ser adotadas a médio e longo prazo”, disse o vice-presidente do Condemat, Luís Camargo, prefeito de Arujá.

Além disso, o DAEE fez investimentos para a recuperação e atualização do sistema hidráulico do sistema, que agora conta com as seis comportas em funcionamento.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia: