Categorias
ALTO TIETÊ

Quarentena: cidades do Alto Tietê cancelam pontos facultativos de Carnaval



Na expectativa de evitar aglomerações e frear a alta nos índices de Covid-19 na região, a maioria das cidades da região do Alto Tietê optou pela suspensão dos pontos facultativos municipais nos próximos dias 16 e 17 de fevereiro, datas reservadas à comemoração do Carnaval. Com a decisão, as repartições públicas, assim como os serviços nas áreas de saúde, não terão interrupção nessas datas.



A decisão regional foi adotada após uma sugestão de Guarulhos, o primeiro dos municípios do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê) a decretar a suspensão dos pontos facultativos. As cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Branca e Suzano irão optar por acompanhar, visto que as festividades estão proibidas. Santa Isabel e Salesópolis vão manter o calendário normal, enquanto Arujá ainda não decidiu.



De acordo com o presidente do Condemat, prefeito Rodrigo Ashiuchi, com o cancelamento das festas carnavalescas em grande parte do Brasil, não há necessidade de manter os pontos facultativos.  “Estamos suspendendo os pontos facultativos numa tentativa de evitar que a população viaje para outras regiões e participe de aglomerações, o que poderia agravar a situação da pandemia na nossa região que já está com a taxa de ocupação em leitos de UTI muito elevada e registra uma alta acelerada nos novos casos de coronavírus”, disse.



Segundo o Condemat, além de manter os serviços públicos em funcionamento normal, a medida também colabora para a continuidade da vacinação contra a Covid-19 e beneficia comércios e empresas com o funcionamento das atividades durante os dois dias.



“Sabemos o quanto os comerciantes e empresários estão sendo penalizados neste momento em que é preciso cumprir as recomendações das autoridades sanitárias e acreditamos que com esta decisão o nosso setor produtivo da região será beneficiado”, finalizou o presidente do Condemat.

A Associação Comercial de Mogi das Cruzes (ACMC) se manifestou apoiando a decisão de suspender os pontos facultativos na cidade. Para a entidade, a medida ajudará aliviar, em parte, o impacto gerado pelas medidas mais restritivas do Plano SP em vigor até o próximo dia 7.

“Pelo menos neste item, concordamos com o governo do Estado, pois, esta atitude compensa em parte o fechamento das lojas neste e no outro fim de semana”, disse Fádua Sleiman, presidente da ACMC.

Governo estadual

Mais cedo, o governador João Doria já havia anunciado que, seguindo recomendação do Centro de Contingência do Coronavírus, o Governo de São Paulo decidiu não conceder ponto facultativo nos dias de Carnaval para todo o estado.

“Não haverá o feriado de Carnaval este ano. Esta é a recomendação do Centro de Contingência, de 20 médicos, cientistas e especialistas, para com isso manter sob controle a expansão da pandemia”, afirmou Doria.

O feriado está suspenso nas repartições e serviços públicos, que vão ter expediente regular nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro. O objetivo é impedir aglomerações comuns em festejos de Carnaval, bem como evitar a circulação de pessoas em um momento em que casos e óbitos por Covid-19 crescem em todo o estado.

“Estamos em uma segunda onda da Covid-19. Não é razoável que festividades e encontros venham a ocorrer diante de uma situação tão trágica e tão difícil. Nós, evidentemente, não estamos impedindo, nem poderíamos proibir as pessoas de viajarem. Mas não teremos feriado de Carnaval em todo o estado de São Paulo”, disse o governador.

As prefeituras têm a prerrogativa de conceder ou não ponto facultativo nos dias de Carnaval aos serviços municipais. “A Prefeitura de São Paulo já tomou essa decisão de também suspender o ponto facultativo e a nossa recomendação, assim como da Associação Paulista de Municípios, é que sigam essa prerrogativa da Ciência e da Medicina”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: