Categorias
MOGI DAS CRUZES

Protesto de lojistas termina de forma pacífica no shopping de Mogi das Cruzes



O protesto realizado por lojistas na tarde desta quarta-feira (8) no shopping de Mogi das Cruzes terminou de forma pacífica, após quase uma hora de duração – entre 15h e 16h. Eles reivindicam a isenção ou maior redução no valor do aluguel durante a pandemia do novo coronavírus.



De acordo com os manifestantes, a ação contou com a participação de 55 lojistas, além de diversos funcionários, o que, segundo eles, formou um público de aproximadamente 100 pessoas.



O grupo começou a se reunir em frente a uma das entradas do shopping, no entanto, com o acúmulo de pessoas e o bloqueio de parte da área que dava acesso às cancelas por onde os carros entram no estacionamento, os seguranças não permitiram que os manifestantes ficassem no local. Eles, então, foram para a rua, entoando gritos como “abaixa o aluguel” e deixando apenas uma faixa liberada para a passagem de veículos, sob a fiscalização de policiais militares.



Os manifestantes afirmaram que, mesmo com a ação de hoje, não obtiveram nenhuma sinalização positiva do shopping a respeito da negociação dos aluguéis. De acordo com eles, caso não tenham uma resposta nos próximos dias, novos protestos podem ser organizados.



Entenda o caso

Os lojistas pleiteiam aluguel proporcional dos dias que o shopping ficou aberto em março, isenção dos aluguéis de abril e maio – quando o shopping permaneceu fechado – e, a partir de junho, aluguel proporcional ao faturamento.

“Nenhum lojista está conseguindo pagar e nem negociar. Na verdade, a situação está bem delicada para a maioria. Muitas lojas já fecharam e outras estão na iminência de fechar também, caso não haja uma negociação sensata por parte do shopping”, afirmou uma lojista que não quis se identificar.

Segundo ela, em março, mesmo não tendo funcionado por alguns dias, o shopping cobrou aluguel integral. Em abril e maio, com o empreendimento fechado, foi concedido desconto de 50%. Em junho, a redução foi de 30% e, em julho, de 25%.

A assessoria do Mogi Shopping foi procurada pela reportagem do Notícias de Mogi para comentar sobre o assunto, no entanto, até o fim da tarde desta quinta (8), não havia se posicionado.

Fechado desde o dia 21 de março, por conta da pandemia do novo coronavírus, o shopping de Mogi das Cruzes voltou a funcionar parcialmente em 12 de junho, com horário reduzido (das 13h às 20h) e limite de 30% da capacidade total, além da proibição de consumo de alimentos no local e a abertura de setores de lazer, como cinema, por exemplo.

Veja vídeo da manifestação desta quarta-feira (8)

https://noticiasdemogi.com.br/wp-content/uploads/2020/07/WhatsApp-Video-2020-07-08-at-17.02.58.mp4
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP