Categorias
CULTURA

Projeto ‘Ópera na Escola’ se apresenta em Mogi das Cruzes neste domingo



O Projeto ‘Ópera na Escola’ se apresenta, neste domingo (28), em duas escolas estaduais de Mogi das Cruzes: às 10h na E.E Isabel Ferreira da Silva Belinha, na Vila Brasileira; e às 14h na E.E Antônio Olegário dos Santos Cardoso, no Jardim Santos Dumont I.



Este ano, em sua 9ª edição, o projeto vem com o espetáculo ‘Pedro e o Lobo’, uma versão em português da famosa obra do compositor russo Serguei Prokofiev. O espetáculo é apresentado por um narrador, acompanhado de sete músicos e do diretor musical e regente Thiago Tavares.



O compositor russo do século 19, Serguei Prokofiev, teve como propósito mostrar aos jovens os sons dos vários instrumentos e, por isso, cada personagem é representada por um instrumento diferente.



“O próprio Prokofiev sentiu a necessidade de apresentar os instrumentos da orquestra de uma forma mais acessível, não é necessário ter conhecimentos para ter prazer com a música, mas escutar com conhecimento causa um prazer ainda maior. O intuito do arranjo é respeitar a vontade do compositor, permitindo que o grupo menor revele a essência dessa composição, sempre respeitando a forma com que cada personagem da história é musicalmente representada na versão original”, disse Thiago Tavares, responsável pelo arranjo.



O projeto acontece em escolas públicas abertas aos finais de semana para eventos culturais. Paralelamente ao espetáculo, o projeto fornece material pedagógico às escolas e desenvolve atividades didáticas vinculadas à obra, tornando possível o primeiro contato de muitos jovens e seus familiares com o gênero musical.

“Além de promover o acesso a apresentações artísticas de qualidade, um dos nossos objetivos é mostrar que a arte pode ser, sim, uma possibilidade de profissão para esses jovens”, disse Cléia Mangueira, diretora e produtora do projeto.

Serviço

  • 10h – E.E. Isabel Ferreira da Silva Belinha – Rua José Benedito dos Santos 187, Vila Brasileira
  • 14h – E.E. Antônio Olegario dos Santos Cardoso – Rua Comendador Koeiji Adachi, S/N, Jd Santos Dumont I

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: