Categorias
MOGI DAS CRUZES

Projeto aprovado na Câmara de Mogi garante a aluno deficiente matrícula em escola perto de casa



A Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou, em sessão ordinária nesta terça-feira (22), o projeto de lei ordinária 97/2021, que assegura direito de matrícula na escola mais próxima de sua residência ao aluno com deficiência ou cujos pais ou responsáveis sejam pessoas com deficiência ou idosos.



De acordo com o projeto aprovado, de autoria dos vereadores Eduardo Hiroshi Ota (PODEMOS), José Luiz Furtado (PSDB), o Zé Luiz, e Johnross Jones Lima (PODEMOS), os beneficiários da lei atestarão a proximidade da residência às respectivas escolas por meio de apresentação de comprovante de endereço.



A proposta visa atenuar os obstáculos que eventualmente possam impedir ou atrapalhar o acesso dos alunos ao aprendizado, uma vez que muitas das deficiências geram dificuldades de locomoção.



O vereador Johnross comentou sobre a importância do projeto: “ele resgata a dignidade das pessoas com deficiência, dos idosos e dos pais com deficiência. No ano passado, conheci uma mãe que tinha que colocar uma filha deficiente já grandinha no carrinho de bebê para levá-la até a escola. O IBGE de 2010 aponta 25 mil pessoas com deficiência em Mogi, sendo que esse dado já está defasado. A realidade está escondida porque não sentimos o problema na pele”.



O parlamentar Eduardo Otta, coautor da proposta, também se manifestou: “vai ser um divisor de água. Muitas crianças deixam de estudar pela distância da escola. É um projeto simples, mas bastante transformador”.

O vereador Zé Luiz foi mais um a comentar sobre o projeto. “Precisamos também garantir que as escolas estejam preparadas para receber essas crianças. Que possamos avançar sempre mais na Educação e na Inclusão”, disse.

Inês Paz (PSOL) quis declarar seu voto favorável: “que a Prefeitura planeje a aplicabilidade dessa lei. O início das aulas não teve planejamento e foram vários os problemas por causa disso. Houve um desmonte nas escolas especiais”.

“O aluno com deficiência que é matriculado a quilômetros de sua casa enfrenta um grande transtorno, e isso se torna um transtorno para toda a família. Vamos torcer para que o prefeito não vete e garanta o cumprimento dessa lei”, comentou o vereador Iduigues Martins (PT).

Confira a seguir os artigos do projeto de lei:

  • Art.1º Fica assegurada a matrícula para o aluno com deficiência na escola mais próxima de sua residência ou cujos pais ou responsáveis sejam portadores de deficiência ou idosos, conforme a Lei Federal número 10.741/2003;
  • Art. 2º Os beneficiários a que se refere o Art. 1º desta lei farão prova de sua proximidade com a instituição de ensino municipal por meio de apresentação de comprovante de residência;
  • Art.3º As despesas com a execução da presente lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário;
  • Art. 4º Esta lei entra em vigor na data da publicação, revogadas as disposições em contrário.
  • O projeto de lei será encaminhado ao prefeito de Mogi das Cruzes, Caio Cunha (PODEMOS), que terá 15 dias para sancionar ou vetar a proposta legislativa.

Clique aqui e confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: