O projeto cultural Cine Eco está promovendo sessões de teatro, cinema e workshop sobre sustentabilidade em escolas estaduais de Mogi das Cruzes.
Ao todo, dez escolas estaduais estão participando do projeto, que teve início no último dia 2. A primeira unidade que recebeu o cinema itinerante foi a E.E. Professor Camilo Faustino de Mello, localizada na Vila Oliveira, que reuniu quase 800 alunos.
O roteiro de exibições foi definido pela Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes e contempla escolas localizadas nos bairros Jardim Armênia, Nova Bertioga, Jardim Santos Dumont I, Jardim Modelo, Varinhas, Vila Brasileira, Quatinga e Jundiapeba, incluindo ainda uma da cidade de Salesópolis, que recebeu o projeto nos dias 3 e 4, e reuniu cerca de 900 estudantes na escola E.E. Professora Olga Chakur Farah.
Uma estrutura de cinema inflável, com 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com tela de cinema, projetor, áudio, iluminação e almofadas para acomodação do público, é montada diariamente nas escolas. São realizadas quatro sessões por dia nas unidades escolares indicadas para receber o projeto, com início da primeira às 8h20 e a última às 14h30.
Durante o projeto são abordadas questões ligadas à sustentabilidade, energia e meio ambiente. Primeiro acontece a encenação de uma peça de teatro com dois personagens dos contos de fadas: Malévola e Ariel. A duração é de, no máximo, sete minutos, e o objetivo é retratar, de maneira lúdica, a poluição das águas.
Na sequência, começam as exibições de curtas metragens voltadas à sustentabilidade e, ao final, é realizado um workshop também sobre o tema, momento em que será aberto espaço para discussão, questionamento e diálogo entre os participantes.
O projeto Cine Eco conta com o patrocínio da NGK do Brasil e realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Rouanet).
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Facebook, Instagram, Google News e Telegram