Categorias
ALTO TIETÊ

Procon de Suzano autua quatro lojas por irregularidades na Black Friday



A equipe do Procon de Suzano realizou uma fiscalização especial no shopping da cidade nesta sexta-feira (26) para vistoriar as promoções praticadas pelas lojas por ocasião da Black Friday.



Segundo a administração municipal, ao todo, seis lojas de empreendimento foram vistoriadas. Destas, quatro foram autuadas por infrações que desrespeitaram o Código de Defesa do Consumidor. Entre as irregularidades encontradas, a falta de informação em publicidades foi um fator recorrente. Houve omissões de preços nos produtos, ausência de opções de parcelamentos e juros em outros cartões de créditos que não os das lojas, além de divergência nos valores nas gôndolas e no caixa. Também foi identificado um caso de promoção falsa, onde o item estava com o mesmo preço e tinha um selo da Black Friday.



A diretora do órgão municipal, Daniela Itice, disse que os estabelecimentos locais já haviam passado por vistoria no início de novembro, quando os agentes observaram e fotografaram preços diversos. Na oportunidade, os lojistas também foram alertados a respeito de práticas abusivas e orientados sobre os cuidados a serem tomados.



“Alguns comércios cometeram infrações sérias e serão penalizados junto às autoridades estaduais competentes. Percebemos, porém, que vários outros se adaptaram após nossa visita e atuaram alinhados à legislação vigente. Este é um período que envolve muita expectativa e ansiedade por parte da população, portanto fiscalizações como essa são cruciais para policiar a aplicação de preços, inibindo abusos e garantindo o respeito aos direitos dos consumidores em seu período de compras”, concluiu Daniela.



Para realizar denúncias ou obter mais informações e orientações, a unidade suzanense atende de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na rua Baruel, 126, no centro. Também é possível contatar por meios do telefone (11) 4744-7322 e dos e-mails procon@suzano.sp.gov.br e procon.atendimento@suzano.sp.gov.br.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Suzano e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: