Categorias
MOGI DAS CRUZES

Procon de Mogi das Cruzes orienta sobre compra de material escolar



O Procon de Mogi das Cruzes orienta os consumidores sobre a importância de fazer pesquisas antes da aquisição do material escolar. Segundo pesquisa recente da Fundação Procon, houve um aumento de 16% no custo total da lista básica em relação a 2020 e a variação de preços de um local para outro pode chegar a 400%.



A pesquisa pode ser mais fácil pela internet, mas é preciso considerar o frete dos produtos, o que pode prejudicar o custo final. “É preciso atenção na hora de cotar em plataformas que hospedam várias lojas, pois o consumidor imagina que esta comprando tudo da mesma loja, quando, na verdade, são fornecedores diferentes, que incluem cada um seu frete, e os produtos ainda serão entregues em prazos diferentes”, alerta a diretora do Procon, Fabiana Bava.



O Procon lembra que algumas lojas do comércio local de Mogi também oferecem alternativas para evitar que os pais tenham de enfrentar longas filas, por meio da cotação da lista via aplicativo de mensagem. Mas ressalta a importância do consumidor se certificar de que o contato é realmente com a loja, além de apenas fazer pagamentos em plataformas digitais seguras.



Para economizar na compra do material escolar, a recomendação do Procon é que o consumidor procure reaproveitar materiais que já tem em casa. Outra dica é procurar a troca de livros didáticos com outros alunos da escola, ou até mesmo a compra de livros em bom estado com bons descontos.



O prazo para reclamar de produtos com algum problema (defeito ou vício) é de 30 dias para não duráveis e 90 dias para duráveis (garantia legal). Nas compras feitas fora do estabelecimento comercial, como, por exemplo, via internet, o consumidor tem direito de arrependimento no prazo de 7 (sete) dias da data que recebeu o produto, sem necessidade de justificar o motivo.

O setor de fiscalização do Procon da Prefeitura de Mogi das Cruzes alerta que os fornecedores devem manter todos os materiais com preços de fácil visualização, e de forma que não cause dúvida no consumidor.

Para denúncias quanto a falta de preços e descumprimento de ofertas, o telefone é o 4798-5090.

Confira as últimas notícias de Mogi das Cruzes

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: