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MOGI DAS CRUZES

Procon de Mogi das Cruzes orienta consumidores nas compras da Black Friday



A cada ano, a Black Friday tem maior adesão do comércio brasileiro e, em 2021, não deve ser diferente. A data é famosa por reunir descontos e promoções em produtos e serviços de todos os tipos.



Originalmente, a Black Friday acontece um dia depois do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos, ou seja, no dia seguinte à quarta quinta-feira de novembro. No Brasil, entretanto, o comércio costuma se antecipar e divulgar ofertas ao longo de todo o mês.

Quem pretende aproveitar a data para comprar um produto ou contratar um serviço precisa ficar atento. Além de preços baixos, há incidência de muitas fraudes durante a Black Friday. Para evitar que a compra se torne um pesadelo, o Procon de Mogi das Cruzes dá algumas dicas:



Cuidado com fraudes

Desconfie de preços muito abaixo do mercado, ofertas tentadoras enviadas por e-mail, SMS ou anunciada nas redes sociais, principalmente de lojas desconhecidas. A oportunidade de negócios atrai consumidores, mas também fraudadores e oportunistas.



Antes de comprar consulte a reputação da empresa: pelo site da Fundação Procon/SP -“Evite esses sites”, pelo www.consumidor.gov.br, ou pelo Reclame Aqui.

Olho no preço

Entre as principais reclamações dos consumidores na Black Friday está a falta de cumprimento da oferta. O produto aparece com um preço, e na hora da conclusão da compra fica mais caro. Por isso é importante “printar” (copiar as telas), a cada etapa da compra, para ter direito de exigir o cumprimento da oferta pelo fornecedor, que fica vinculado ao que divulgou.

Não esqueça de verificar o custo final do produto, considerando o preço acrescido de juros. Os fornecedores devem se atentar ao planejamento, e revisar com cautela os preços dispostos para cada um dos produtos, para não ter que atender por um preço diferente do que pretendia. 

Confira o histórico

Alguns fornecedores aumentam muito o preço dos produtos alguns dias, ou até 1 mês, antes da Black Friday, e oferecem uma redução ilusória no valor durante a promoção, e o consumidor paga o valor de mercado habitual.  

“O ideal é fazer a lista de produtos do que pretende adquirir, e começar a pesquisar o quanto antes, para que durante a Black Friday a pessoa tenha condições de avaliar se a compra é realmente vantajosa. As ferramentas de histórico de preço, disponíveis em sites de comparação, são muito úteis nessa tarefa. Se o consumidor verificar essa prática de maquiagem de preço, que é considerada abusiva, deve denunciar ao Procon”, orienta a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava.

Acréscimos exagerados

Confira se o frete não está muito acima do valor habitualmente praticado. Alguns fornecedores tentam induzir a erro o consumidor e divulgam preço bem baixo, mas com aumento abusivo no valor da entrega, e até com a inclusão de serviços não solicitados, como garantia estendida, então o tal desconto desaparece.

Segurança na compra digital

Utilize computadores e celulares de uso pessoal para fazer a compra desejada. Verifique se a página apresenta segurança, o que pode ser indicado pelo antivírus que deve estar atualizado. Não efetive o negócio fora de plataformas específicas de pagamento, por exemplo, via Pix, pois essa tem sido uma das principais formas de aplicar golpes nos consumidores. Se optar pelo boleto, na hora de concluir o pagamento confira se o beneficiário é realmente a empresa de quem está comprando, se houver qualquer informação divergente não conclua.

Forma de pagamento

Prefira pagar com cartão de crédito, de preferência o cartão digital, assim a plataforma não irá registrar o número efetivo do seu cartão, mas apenas o número temporário informado no aplicativo do banco ou do cartão. Muitos consumidores reclamam pós Black Friday por serem surpreendidos com o cancelamento injustificado da compra, e tem que procurar o Procon para solicitar o ressarcimento, a compra no cartão facilita esse processo.

Para atendimento presencial em uma das unidades do Procon de Mogi, o agendamento é feito pelo site da Prefeitura (http://agendamentopac.pmmc.com.br/). Reclamações remotas podem ser feitas pelo e-mail atendimento.procon@pmmc.com.br. Para esclarecer dúvidas ou obter informações,4798–5090.

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