Categorias
MOGI DAS CRUZES

Procon de Mogi alerta para golpes com o saque extraordinário do FGTS



O Procon de Mogi das Cruzes está alertando a população para golpes que podem ser aplicados através da busca pelo saque extraordinário do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), cujo calendário de pagamentos já foi iniciado pela Caixa Econômica Federal.



O benefício é destinado a todo trabalhador titular de conta do FGTS com saldo disponível de até R$ 1 mil. O pagamento é feito de acordo com um calendário que vai até 15 de junho, evoluindo conforme o mês de nascimento dos beneficiários.



Para conceder esse benefício, foi definida pela Lei 14.075/2020 a abertura automática de conta poupança social em nome do cidadão, que deve utilizar o aplicativo Caixa Tem para o acesso e utilização do valor.



Segundo a coordenadora do Procon de Mogi das Cruzes, Fabiana Bava, como o primeiro acesso ao aplicativo é feito pelo cadastramento de dados pessoais, sem habilitação de chave de segurança no aparelho, a situação tem facilitado a ocorrência de fraudes.



“Muitas pessoas que têm direito ao benefício nem tomaram conhecimento ainda, pois a opção desse saque extraordinário foi estabelecida durante a pandemia e, ao instalar o Aplicativo Caixa Tem, percebem que seu acesso está bloqueado, por conflito de dados. Ao procurar o banco, alguns são surpreendidos pela notícia de que no ano anterior já houve o saque e que a conta poupança social aberta automaticamente está vinculada a outro aparelho celular”, afirma Bava.

De acordo com a administração municipal, os trabalhadores que possuem depósito de Fundo de Garantia, se ainda não utilizam o aplicativo Caixa Tem, devem fazer a instalação. Caso não consigam o acesso por conflito de dados, é possível atualizar o cadastro pelo aplicativo da conta do FGTS. Se, mesmo assim, o trabalhador não conseguir o acesso à conta do FGTS, deve procurar uma agência da Caixa.

O Procon alerta que, diante de qualquer saque indevido, atual ou dos anos anteriores, o beneficiário deve formalizar uma reclamação junto à Caixa Econômica Federal. Caso o retorno da instituição seja negativo, a orientação é procurar o Procon.

O telefone do Procon de Mogi das Cruzes para mais orientações é o 4798-5090. O atendimento presencial é através do site e o atendimento online pode ser feito pelo e-mail: atendimento.procon@mogidascruzes.sp.gov.br.

Clique aqui e confira mais notícias de Mogi das Cruzes

Compartilhe essa notícia:

Por Grazielly Maciel

Jornalista graduada pela Universidade Paulista (Unip)