A partir desta quinta-feira (9), o Pró-Mulher passa a funcionar em um novo endereço. O equipamento foi integrado à nova Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes, localizada na Rua Francisco Afonso de Melo, em Braz Cubas. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
O Pró-Mulher presta atendimento médico e de enfermagem nas áreas de ginecologia e obstetrícia, inclusive pré-natal, além de realizar exames de ultrassonografia, mamografia, colposcopia, papanicolaou, coleta de material para análises clínicas e orientação para o planejamento familiar.
De acordo com a administração municipal, com a mudança de endereço, novos serviços foram disponibilizados ao equipamento, como práticas integrativas e complementares, saúde mental da mulher através de conversa e dermatologia especializada na prevenção ao câncer de pele.
Além disso, alguns serviços que já eram oferecidos, foram descentralizados com o objetivo de facilitar o acesso. A ultrassonografia obstétrica, por exemplo, passou a contar também com equipamento no Posto de Saúde Vila Suíssa.
Ainda segundo a Prefeitura de Mogi das Cruzes, o Programa de Medicamento Gratuito, que antes atendia no antigo Pró-Mulher, agora irá realizar a entrega dos medicamentos de forma descentralizada para facilitar o acesso dos pacientes. A mesma lista do Promeg está disponível para retirada em 12 unidades sendo elas: Vila Natal, Jardim Universo, Vila Suíssa, Jardim Camila, Única de Jundiapeba, Chácara Guanabara, Cocuera, Jardim Piatã, Jardim 9 de Julho, Conjunto Novo Horizonte, Taboão/Lambari e Jardim Aeroporto II, contando também com a nova farmácia implantada no UnicaFisio para atender os pacientes do Complexo de Saúde em Braz Cubas.
Apesar da abertura do Pró-Mulher, a Maternidade Municipal de Mogi das Cruzes ainda não foi inaugurada. Segundo o secretário municipal de saúde, Zeno Morrone, ainda é preciso cumprir alguns procedimentos. “A Maternidade está sendo feito um estudo, que nós chamamos de Termo de Referência, de tudo aquilo que nós necessitamos dentro do hospital para o seu funcionamento. Isso não é fácil, é bastante demorado e trabalhoso. Isso está sendo discutido com o prefeito, com todo o pessoal técnico da secretária, para aí se fazer o chamamento para o funcionamento da Maternidade”, disse ele.
Novo Pró-Mulher
Serviços que permanecem
- Colposcopia e Vulvoscopia: Mulheres encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde
- Planejamento Familiar: Grupo 02 (Vasectomia, Laqueadura e DIU): Atendimento com Assistência Social, Psicólogo, Enfermeiro, Médico e USG Transvaginal (DIU)
- USG Obstétrico: Gestantes de Baixo Risco encaminhadas pela Rede Municipal de Saúde
- Banco de Leite: Orientações sobre amamentação, coleta e distribuição de leite humano
Novos serviços
- Práticas Integrativas e Complementares: Meditação, auto-massagem, auriculoterapia
- Rodas de Conversa: Saúde Mental da Mulher, Empoderamento Feminino
- Dermatologia para mulheres: Prevenção do câncer de pele
Entre em nosso Grupo no Telegram e fique por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região