Categorias
MOGI DAS CRUZES

Prefeitura de Mogi realiza bloqueio em área invadida na Vila São Francisco



Para dar cumprimento a uma determinação judicial, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou nesta segunda-feira (10) uma nova ação para o congelamento da área da invasão existente na Vila São Francisco. O trabalho tem a participação das Secretarias Municipais de Segurança e de Serviços Urbanos, além da Guarda Municipal (GCM).



De acordo com a Prefeitura, a ação não vai remover nenhuma família do local e tem como objetivo evitar novas ocupações, já que, nas últimas semanas, o problema ainda vinha sendo detectado pelo acompanhamento da situação.



Nesta segunda-feira (10), foram bloqueados os acessos de veículos à área, com a colocação de tubos de concreto, para evitar a circulação. A GCM também manterá o monitoramento no local.



Segundo a administração municipal, as medidas atendem o cumprimento da liminar concedida pelo juiz Eduardo Carvert, da Vara da Fazenda Pública, que determinou o congelamento da área, proibindo qualquer ato de terraplanagem, remoção de terra, derrubada de vegetação, além da modificação da estrutura já existente e da condição do local. 



A Prefeitura afirmou que todo o trabalho desenvolvido na área é baseado em estudos sociais realizados pela Secretaria Municipal de Assistência Social para identificar informações sobre os participantes da ocupação.

Na manhã desta segunda-feira, o secretário municipal de Segurança, André Ikari, acompanhou a ação e conversou com as famílias sobre a ação de congelamento da área. Na sequência, equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos colocaram barreiras no acesso à ocupação. Não houve problemas durante os trabalhos.

“Deixamos claro que esta ação não é para retirar ninguém da área. A Prefeitura está dando cumprimento a uma decisão judicial e a Guarda Municipal irá manter a vigilância e o monitoramento no local”, afirmou Ikari.

Foto: Divulgação/PMMC

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP