Categorias
ALTO TIETÊ

Prefeitos do Alto Tietê levam demandas da região ao secretário estadual de saúde



Em uma reunião realizada nesta terça-feira (16), na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, na capital, prefeitos do Alto Tietê apresentaram demandas da região na área da saúde ao chefe da pasta, Eleuses Paiva.



A reunião, viabilizada por meio do Condemat+ (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê), contou com a presença dos prefeitos de Arujá, Luís Camargo; de Biritiba Mirim, Carlos Alberto Taino Junior; de Ferraz de Vasconcelos, Priscila Gambale; de Itaquaquecetuba, Eduardo Boigues; de Mairiporã, Aladim; de Santa Isabel, Carlos Chinchilla; e de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; além do presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado estadual André do Prado; e secretários municipais das cidades consorciadas.



Os principais temas discutidos no encontro foram a regionalização da saúde e o aumento do atendimento dos renais crônicos. A secretaria estadual se comprometeu a realizar, ainda neste mês, uma nova reunião para discutir o repasse de recursos adicionais para a região, assim como a abertura de 240 vagas para hemodiálise no Hospital Regional do Alto Tietê (HRAT), em Suzano.



Na visão do Condemat+, a regionalização da saúde promoveria um atendimento mais ágil, qualificado e humanizado aos pacientes. “Pelo sistema atual, em muitas situações os munícipes são direcionados para outras partes do Estado, o que gera custos para as prefeituras com transporte sanitário, sem contar o transtorno aos pacientes”, afirma o consórcio intermunicipal.



O secretário estadual explicou que, atualmente, a Cross opera com o número de vagas disponíveis e as demandas, sem enxergar os dados de forma regional, situação que o Estado busca modificar por meio de um levantamento junto aos municípios para identificar a quantidade de leitos especializados disponíveis. O estudo, segundo ele, vai possibilitar o cruzamento com as demandas existentes e a identificação dos vazios que precisam de investimentos.

“Estamos levantando ponto a ponto o que cada município tem, já temos 40% dos dados. Com essas ofertas mais a do Estado, e conhecendo a demanda da região, tenho velocidade de atendimento”, disse Eleuses Paiva.

Durante o encontro, o CONDEMAT+ cobraram, ainda, a ampliação das consultas e exames de especialidades, cirurgias e procedimentos eletivos e de urgência, bem como suporte para atender a Resolução nº 487/2023, que determina o fechamento gradual dos Hospitais de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP) existentes no Brasil até maio de 2024. O grupo também pediu a regularização do envio de remédios do programa Dose Certa pelo Governo de SP, assim como apresentou situações emergências de cada município.

Foto: Divulgação/Condemat+

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: