Categorias
POLÍCIA

Polícia Civil e EDP flagram furto de energia elétrica em fábrica de gelo em Ferraz de Vasconcelos



Policiais civis e técnicos da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, realizaram, na manhã de quarta-feira (13), inspeção em uma fábrica de gelo no Jardim Nossa Senhora do Caminho, em Ferraz de Vasconcelos, em razão de indício de fraude para furto de energia.



De acordo com EDP, os peritos encontraram alterações nos medidores de energia, caracterizando furto com um desvio de mais de 90% de todo o consumo da fábrica. A estimativa da empresa é de que o estabelecimento tenha desviado mais de R$ 50 mil.



A inspeção técnica da EDP foi realizada com o apoio de uma equipe da 3ª Delegacia de Polícia de Investigações Sobre Crimes Patrimoniais Contra Órgãos e Serviços Públicos e posterior perícia por parte da Polícia Científica. 



Segundo a distribuidora de energia elétrica, o proprietário do estabelecimento não estava presente e vai responder pelo crime de furto de energia, previsto no Artigo 155 do Código Penal Brasileiro: “Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: pena de reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa”.



Além do processo criminal, o proprietário deverá arcar com a cobrança de toda energia não faturada durante o período da irregularidade e o custo administrativo, conforme a regra da Resolução Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A EDP informou que, somente nos primeiros seis meses deste ano, foram identificadas 5.967 fraudes de energia em residências, comércios e indústrias do Alto Tietê. Para isto, as equipes da companhia realizaram uma média de 77 operações diárias, com o apoio das autoridades policiais, que resultaram na recuperação de 27.410 megawatts-hora (MWh). Essa quantidade de energia é suficiente, por exemplo, para o abastecimento de Ferraz de Vasconcelos e Biritiba Mirim por um mês.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: