Categorias
POLÍCIA

Polícia Civil desmantela esquema de lavagem de dinheiro na região do Alto Tietê



A Polícia Civil desmantelou, na quinta-feira (7), um esquema de lavagem de dinheiro que envolvia integrantes de uma grande organização criminosa no Alto Tietê e na capital paulista. O objetivo da ação foi desdobramento de investigações relacionadas a uma célula deste grupo criminoso na região de Itaquaquecetuba.



 Os trabalhos policiais foram realizados por integrantes do Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo (Demacro), por meio da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes de Mogi das Cruzes (Dise).



Segundo a Polícia Civil, após investigações, os agentes identificaram um esquema de lavagem de dinheiro através de adegas e mercadinhos nas cidades de Itaquaquecetuba, Suzano, Poá, Arujá e em bairros das zonas norte e leste da capital.



As apurações mostraram que as movimentações financeiras ultrapassam R$ 100 milhões no período de um ano e que a grande maioria dos créditos recebidos por esses estabelecimentos eram em espécie, informou a corporação, acrescentando que há também um fluxo inverso dos valores, onde as empresas maiores enviam dinheiro para as menores.  



Durante as diligências, os policiais cumpriram 24 mandados de busca e apreensão. Foram apreendidos diversos celulares, computadores, documentos e anotações, 16 máquinas de cartões de crédito, três aparelhos DVR, pen drive, dois cartões bancários, 12 folhas de cheque preenchidas e assinadas, R$ 2.585 em espécie, um revólver calibre 38, 33 cartuchos íntegros do mesmo calibre e 31 deflagrados, um automóvel importado, uma caminhonete e diversos artigos eletrônicos. Um homem, de 26 anos, foi preso em flagrante por posse de arma de fogo de uso restrito. 

O detido foi conduzido à Especializada, onde passou pelos trâmites de polícia judiciária. Depois, foi encaminhado ao cárcere e ficará à disposição do Poder Judiciário. Todo material apreendido foi encaminhado para perícia.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no InstagramFacebook e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp.

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: