Nesta quarta-feira (29), às 19h, acontece a reabertura da Pinacoteca de Mogi das Cruzes. O espaço, destinado a exposições artísticas, voltará a receber o público de forma espontânea e totalmente gratuita de terça a sábado, das 9h às 16h45. A reabertura faz parte da agenda especial em comemoração ao aniversário de 461 anos de Mogi das Cruzes.
Na parte interna do prédio, as pessoas encontrarão dez espaços expositivos e um acervo exposto de aproximadamente 100 obras do segmento de artes visuais, assinadas por artistas mogianos e convidados. Uma das novidades é a sala LAB, onde estarão expostos trabalhos selecionados por meio da Lei Aldir Blanc, que prestou apoio emergencial a artistas durante a pandemia.
Nas demais salas, o visitante vai se deparar com temáticas como paisagens, retratos, Festa do Divino Espírito Santo, cenas de Mogi, esculturas, contemporaneidade, flores, fé e tradições. Além do acervo já existente e que ficou a mostra anteriormente, também foram colocadas em exposição obras que estavam armazenadas na reserva técnica do equipamento.
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes deixou de fazer atendimentos presenciais com o advento da pandemia e depois foi fechada para reformas. O prédio recebeu melhorias na parte elétrica e também nova pintura, informou a administração municipal, acrescentando que todas as salas estão devidamente adequadas ao propósito expositivo e o acervo também passou por uma reorganização.
Este é o terceiro equipamento cultural reaberto pela atual gestão. O Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, foi reaberto no dia 31 de julho e o Museu Virtual da Educação (MUVE) voltou a receber agendamentos no último dia 8, já pela programação do aniversário da cidade. No caso do Museu Mogiano, assim como na Pinacoteca, as visitas podem ser feitas de forma espontânea. A exceção fica por conta de grupos maiores de pessoas ou alunos que queiram visitar o espaço, situação essa em que o agendamento prévio é recomendado.
“É mais um espaço que estamos devolvendo para os mogianos e que atende aos princípios de facilitar o acesso à cultura, valorizar a produção cultural local e também levar mais conhecimento e elementos referentes à história de Mogi para os próprios cidadãos e também pessoas de fora”, disse o diretor de Fomento e Patrimônio da Secretaria Municipal de Cultura, Glauco Ricciele.
O prédio onde está instalada a Pinacoteca foi edificado em 1860 pelo construtor Veríssimo Afonso Fernandes e tem características de estilo neoclássico. O local sediou a Câmara de Mogi das Cruzes até 1929. Após, abrigou a Escola Normal, o Ginásio do Estado e a Escola Técnica Industrial. Durante anos, serviu também como sede para a Secretaria Municipal de Cultura.
A Pinacoteca de Mogi das Cruzes fica na rua Coronel Souza Franco, 993, no Centro Histórico da cidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-6907. Já os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail culturamogi@pmmc.com.br ou pelo telefone 4798-6910.