Categorias
CULTURA

Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, será reaberto ao público neste sábado



Neste sábado (31), Museu Mogiano, no Casarão do Carmo, em Mogi das Cruzes, será reaberto ao público. Após passar por trabalhos de reforma, o local terá seu funcionamento retomado e já conta com atrações culturais programadas, como um documentário que conta a história do próprio casarão e também duas exposições, que poderão ser visitadas e conferidas por todos os interessados.



Uma das mostras será a de cenografia, assinada por Alessandra Galindo e denominada Culturas Brasileiras – Cenografia, Cenários e Devoção. A outra será uma exposição da Coleção Zappile, que acaba de ser incorporada ao acervo do Arquivo Histórico Municipal e contém diversos registros, em áudio, vídeo e imagens, de fragmentos do cotidiano e da história da cidade.



Além disso, os visitantes poderão assistir ao documentário de Juliane Maia, intitulado “Casarão do Carmo – Passado, presente e futuro. A produção, de pouco mais de 24 minutos de duração, dedica-se a relatar a história do casarão, que é parte do patrimônio histórico de Mogi das Cruzes.



A Prefeitura afirmou que, apesar da retomada nas atividades com público, serão obedecidos rígidos protocolos sanitários, buscando evitar aglomerações e a contaminação pela Covid-19. Desta forma, haverá um limite de até 20 pessoas no interior do espaço por vez, será feita medição de temperatura e oferta de álcool em gel na entrada, além de haver a obrigatoriedade do uso de máscaras.



Segundo a administração municipal, nos últimos meses, o museu recebeu obras de melhorias estruturais, que compreenderam revisão na parte elétrica e também pintura na parte externa.

Os demais museus da cidade, como o Centro de Cultura e Memória Expedicionários Mogianos, o Centro de Exposições Cidades-Irmãs – Seki/Toyama, a Pinacoteca de Mogi das Cruzes, o Centro de Informações Turísticas e o Centro de Cultura e Memória Taro Konno seguem em reforma. A previsão é que sejam reabertos ao longo do segundo semestre.

O Museu Mogiano funcionará de terça a sábado, das 9h às 16h. Para escolas que queiram fazer visitação no local, a orientação é agendar previamente, pelos telefones 4798-6910 ou 4798-6900. 

Foto: Divulgação/PMMC
Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: