Categorias
MOGI DAS CRUZES

Pesquisa sobre volta às aulas em Mogi das Cruzes tem resultado equilibrado; confira



O resultado da consulta pública sobre o retorno das aulas presenciais, realizada pela Prefeitura de Mogi das Cruzes entre 18 e 21 de janeiro, foi divulgado e indica que os pais e responsáveis pelos alunos estão bastante divididos no que diz respeito ao assunto.



Segundo os dados da administração municipal, 51% dos pais e responsáveis se declararam a favor do retorno presencial nas escolas de Ensino Fundamental I, percentual que alcançou 55% na pergunta sobre o retorno nas escolas de Ensino Fundamental II e de Ensino Médio. Já sobre as creches e pré-escolas, o resultado também foi equilibrado, mas tendendo para uma posição contrária ao retorno: 56% dos pais e responsáveis são contrários ao retorno nas creches e 53% nas pré-escolas.



O resultado pouco difere dos apresentados acima quando são computadas apenas os pais e responsáveis de creches e escolas da rede municipal e conveniada, que é administrada pelo município. Ao somar as respostas de todas as categorias, o nível de concordância com o retorno presencial chega aos seguintes resultados: 41% para as creches, 44% para as pré-escolas, 49% para as escolas de fundamental I e 53% para as escolas de fundamental II e ensino médio. 



O resultado varia entre os distritos da cidade. Em Jundiapeba, Braz Cubas e Sede, a maioria dos pais e responsáveis respondentes sinalizam concordância com o retorno presencial nas escolas de ensino fundamental e médio, embora o resultado também seja equilibrado. Já em Taiaçupeba, Sabauna e Biritiba Ussu, a posição majoritária é contrária ao retorno presencial. 



“O equilíbrio nos resultados da consulta pública com significativa variação das respostas por distrito indica que a tomada de decisão sobre um retorno presencial seguro e faseado demandará o cruzamento dos diferentes dados educacionais e epidemiológicos bairro a bairro, para que a Secretaria possa construir as respostas mais assertivas ao desafio do atual contexto”, informou a Prefeitura de Mogi das Cruzes.

A pesquisa mostrou também que na possibilidade de uma volta às aulas presenciais, com as escolas devidamente preparadas, rodízio de turmas e os profissionais instruídos, mas considerando que a vacina não foi aplicada a todos os profissionais, 46% dos pais e responsáveis enviariam seus filhos para a escola. Esse percentual variou de 55% em Jundiapeba a 26% em Taiaçupeba.

Segundo a administração municipal, 20.625 mogianos participaram da consulta pública, sendo que 15.244 se declararam pais ou responsáveis de alunos. 

Pesquisa anterior

Em julho de 2020, o Comitê Gestor de Retomada Gradativa das Atividades Econômicas da Prefeitura de Mogi das Cruzes, ainda sob o comando do ex-vice-prefeito, Juliano Abe, realizou uma pesquisa com os pais dos alunos da rede municipal para conhecer a opinião da população a respeito de uma possível retomada das aulas presenciais em escolas da cidade em 2020.

Segundo a Prefeitura, na ocasião, 27.044 pessoas participaram da consulta, que perguntou: “Você é favorável à retomada das aulas presenciais em Mogi das Cruzes ainda em 2020, caso haja a possibilidade?”. Ainda de acordo com a administração municipal, 89% (24.131) dos votos foram contrários e apenas 11% (2.913) foram a favor.

Volta às aulas

No fim de semana, a Prefeitura de Mogi das Cruzes publicou uma nota para informar que a rede municipal de ensino não terá retorno de aulas presenciais no mês de fevereiro. Segundo a administração municipal, a retomada das aulas se dará de forma remota.

“Estamos seguindo um rigoroso planejamento para garantir a segurança sanitária para alunos, pais e profissionais da educação”, afirmou a Prefeitura, acrescentando que a matriz do calendário letivo municipal será divulgada ainda esta semana.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: