Categorias
BRASIL

Pente-fino do INSS pode suspender benefício de mais de 85 mil pessoas


Siga nosso Canal no WhatsApp e receba notícias de Empréstimo e Benefícios no seu celular!

Os segurados convocados pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), após pente-fino para identificar possíveis irregularidades no pagamento de benefícios, têm somente até esta quinta-feira (11) para agendar a perícia médica.


Dos 95.588 beneficiários que devem passar pelo procedimento para manter o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença ou acidentário), apenas 10.397 já marcaram o exame, o que significa que 85.191 correm o risco de perder o benefício caso não agendem a perícia nos próximos dias.

Em junho deste ano, o INSS anunciou que iniciaria um pente-fino na lista de segurados que recebem auxílio-doença ou acidentário. No mês seguinte, o instituto começou a enviar cartas para 170 mil segurados.


Os notificados tinham até 30 dias, a contar da data de recebimento notificada pelos Correios, para agendar o procedimento. Desse total, o INSS não conseguiu encontrar esses 95 mil nomes, que foram divulgados no Diário Oficial da União no dia 27 de setembro de 2021.


Os estados com maior número de segurados na lista são Rio Grande do Sul (11.816), São Paulo (10.735) e Rio de Janeiro (6.134).

Como agendar a perícia do INSS

O segurado que estiver com o nome na lista do pente-fino do INSS deve providenciar o agendamento da sua perícia médica quanto antes, para não ter o benefício suspenso.

A perícia médica pode ser marcada de três formas:

  1. Aplicativo Meu INSS;
  2. Central de atendimento 135; ou
  3. Site do INSS: www.meu.inss.gov.br.

Para realizar o exame é preciso apresentar: CPF; Laudo médico contendo o nome do médico, número do CRM, código da doença/CID (Classificação Internacional de Doenças) e a descrição da doença e exames médicos recentes que comprovem a doença; e RG.

O segurado poderá saber o resultado do exame no mesmo dia que foi atendido, após as 21h, no site ou aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135.

O segurado que não agendar o atendimento na perícia médica terá o benefício suspenso nos primeiros 30 dias. Após 60, será cessado.

Receba mais notícias sobre benefícios sociais entrando em nosso Grupo no Facebook ou Canal no Telegram

Compartilhe essa notícia: