Categorias
ALTO TIETÊ

Patrulha Maria da Penha de Suzano já efetuou dez prisões em 2022



Nos sete primeiros meses de 2022, a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal de Suzano (GCM) efetuou dez prisões e recebeu 225 medidas protetivas concedidas pela Justiça para monitorar mulheres vítimas de violência na cidade.



A última ação que precisou da interferência da Patrulha Maria da Penha em casos mais agudos, em que o ex-companheiro atentou contra a vida da vítima, ocorreu em 5 de abril deste ano. Na ocasião, os guardas municipais de Suzano agiram para impedir um feminicídio após receber denúncia de que o agressor havia entrado na casa da mulher. Ele foi contido, preso e levado para a Delegacia de Polícia Central.



Entre os reforços realizados recentemente na parte estrutural e operacional da Patrulha Maria da Penha de Suzano está o aplicativo ‘Está acontecendo’. Por meio da ferramenta, as vítimas podem acionar uma viatura de qualquer lugar. O aplicativo mostra a localização exata além de enviar denúncias por ameaça e assédio. “É um meio de chamar a atenção da patrulha sem chamar atenção do agressor, o que garante discrição para a mulher que estiver correndo perigo de vida inclusive”, afirmou a a comandante da GCM de Suzano, e ex-comandante da Patrulha Maria da Penha, Rosemary Caxito.



De acordo com a administração municipal, por meio do aplicativo, já foram realizadas quatro prisões de ex-companheiro que desrespeitaram as medidas protetivas, sendo duas no mês passado, uma em maio e outra em abril.



“Nosso maior desejo é que não haja violência, porém devemos estar preparados e ter uma Patrulha Maria da Penha que é referência para outras cidade. Para nós, é motivo de orgulho. Espero que outros municípios brasileiros possam ter uma experiência tão exitosa quanto a que temos em Suzano”, afirmou o prefeito Rodrigo Ashiuchi.

Além do aplicativo, as mulheres vítimas de violência por parte do companheiro ou de qualquer outro membro de seu convívio podem acionar a guarnição por meio do telefone 4745-2150 ou pela Central de Atendimento à Mulher.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no FacebookInstagramGoogle News e Telegram

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP