Categorias
BRASIL

FIES 2022: inscrição para financiamento estudantil começa nesta terça



Nesta terça-feira (9), o Ministério da Educação (MEC) dará início às inscrições do FIES 2022, um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes matriculados em cursos superiores.



O FIES abre as portas do ensino superior para estudantes de classes sociais mais baixas e que não teriam condições de pagar os valores totais do curso. Durante a formação, os usuários do financiamento pagam valores mais baixos, que são referentes aos encargos bancários.



Podem recorrer ao FIES os estudantes matriculados em cursos superiores que tenham avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação.



O programa é direcionado ao candidato que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010 e que atingiu média nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação. O candidato também precisa ter renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.



As inscrições para o programa terão início dia 9, através do portal Acesso Único. Os candidatos terão até dia 12 para realizar as inscrições, utilizando o login usado na conta gov.br.

Como fazer inscrição no FIES 2022

  • 1° Passo: Inscrição no Sistema de Seleção do Fies (Fies Seleção)

    O primeiro passo para efetuar a inscrição consiste em acessar o Sistema de Seleção do FIES (FIES Seleção) e informar os dados solicitados. No primeiro acesso, o estudante informará seu número de Cadastro de Pessoa Física (CPF), sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e cadastrará uma senha que será utilizada sempre que o estudante acessar o Sistema. Após informar os dados solicitados, o estudante receberá uma mensagem no endereço de e-mail informado para validação do seu cadastro. A partir daí, o estudante acessará o FIES Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e instituição.
  • 2° Passo: Inscrição no SisFIES

    O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.
  • 3º Passo: Validação das informações

    Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 (dez) dias contados a partir do dia imediatamente posterior ao da conclusão da sua inscrição. A CPSA é o órgão responsável, na instituição de ensino, pela validação das informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição.
  • 4º Passo: Contratação do financiamento

    Após a validação das informações, o estudante, e se for o caso, seu(s) fiador(es) deverão comparecer a um agente financeiro do FIES em até 10 (dez) dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.No ato da inscrição no SisFIES, o estudante escolherá a instituição bancária, assim como a agência de sua preferência, sendo o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal os atuais Agentes Financeiros do Programa.

Calendário do FIES 2022

  • Inscrições: 9 a 12 de agosto de 2022
  • Resultado: 16 de agosto de 2022
  • Complementação da inscrição: 17 a 19 de agosto de 2022
  • Lista de espera: 22 de agosto a 22 de setembro de 2022

Para receber mais novidades sobre benefícios sociais, entre em nossos grupos no Facebook e Telegram

Para receber mais notícias sobre finanças e benefícios sociais, entre em nossos canais no WhatsApp e Telegram ou acesse o site Notícias de Crédito

Compartilhe essa notícia: