Categorias
MOGI DAS CRUZES

Optometristas apresentam anteprojeto para abertura de consultórios em Mogi das Cruzes



A Comissão de Justiça e Redação da Câmara Municipal de Mogi das Cruzes recebeu, na manhã da última quinta-feira (7), um grupo de optometristas, que apresentou aos parlamentares um anteprojeto para concessão de alvará sanitário para a instalação de consultórios optométricos no Município.



A principal queixa dos profissionais é que apesar da optometria estar descrita na Classificação Brasileira de Ocupações editada pelo Ministério do Trabalho (família ocupacional n° 3223-05), eles não podem abrir consultório na cidade porque não conseguem o alvará da Vigilância Sanitária.



Em 2009, foi realizado um debate sobre o assunto no Legislativo. Na época, no entanto, as demandas dos optometristas. “Nesse período de dez anos temos adequado o Projeto para chegar mais perto do ideal. O mérito agora é sobre a abertura de gabinetes, já que a profissão está regulamentada pelo Ministério do Trabalho através da Classificação Brasileira de Ocupações”, disse o diretor do Conselho Regional de Óptica e Optometria de São Paulo, Michel Pazos.



De acordo com os dados levados aos vereadores pelos optometristas, doze cidades brasileiras já aprovaram em seus Legislativos Projetos de Lei similar, entre elas a cidade de Suzano, no Alto Tietê.



“É uma causa nobre, pois se trata de uma profissão regulamentada que acaba sendo brecada pelo lobby médico. Nossa ideia é apresentar o Projeto nas próximas sessões para votar o mais rápido possível”, afirmou o vereador Caio Cunha (PV).

Já o vereador Mauro Araújo (MDB), presidente da Comissão de Justiça e Redação, foi mais cauteloso em relação à celeridade na tramitação da Propositura. “É uma discussão que cai na cessão de Alvará Sanitário. Temos que analisar. Se tiver dentro de nosso ordenamento jurídico não vejo nenhum problema”, disse ele.

A reunião também contou com a presença de estudantes e professores de Optometria, do Centro Universitário Braz Cubas e da presidente do Conselho Regional de Óptica e Optometria de São Paulo, Daniela Iamamoto.

Ficou definido na reunião que, após a apresentação do Projeto de Lei ao Plenário da Câmara, será agendada uma outra reunião com a participação da Vigilância Sanitária.

Optometristas se reúnem com vereadores de Mogi
(Foto: Câmara Municipal de Mogi das Cruzes)
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *