Categorias
MOGI DAS CRUZES

1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes será realizado nesta quarta (13)



Será realizado, nesta quarta-feira (13), pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, em parceria com o Sebrae Alto Tietê, o 1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes.



O evento, que é gratuito e será realizado no Centro Cultural de Mogi das Cruzes, tem por objetivo debater o turismo sob diversos ângulos e reunirá programação extensa.



De acordo com o secretário municipal de Cultura e Turismo, Mateus Sartori, além do Sebrae, estarão presentes no seminário representantes do Governo do Estado de São Paulo, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Associação das Prefeituras de Municípios de Interesse Turístico (Amitesp). A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) também deve estar representada pelo deputado Marcos Damásio (PR).



Sartori afirma que o turismo da cidade teve grandes avanços ao longo dos últimos anos, com a captação de quase R$ 6 milhões de recursos estaduais e federais, para obras como a implantação de infraestrutura no Pico do Urubu, a reforma da estação de Sabaúna, as obras nos cinco museus municipais, a reforma do Centro de Informações Turísticas, o projeto de cicloturismo e as reformas do Parque Leon Feffer e também do Centro de Cidadania e Arte (Ciarte).



“Precisamos lembrar que o turismo gera renda e desenvolve economicamente a cidade. É um setor estratégico, que pode ajudar muito Mogi das Cruzes nessa meta de um crescimento contínuo, com a garantia de mais qualidade de vida aos cidadãos”, disse o secretário.

Os interessados em participar do 1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes podem se inscrever pela internet.

Programação do seminário

A programação vai se estender por todo o dia, começando pelo credenciamento e abertura oficial pela manhã e, depois, partindo para um ciclo de palestras e debates.

A primeira palestrante do dia será a escritora e consultora de turismo digital, Marta Poggi, que trará a temática “Turismo Inteligente: Como embarcar nesta nova era?”.

Ainda no período da manhã, quem conduzirá a segunda palestra é o empresário José Fernandes, que é proprietário de uma rede de hotéis na cidade de Socorro, no interior do Estado de São Paulo, conhecida pelo seu potencial turístico, em especial o turismo de aventura. Ao público, ele apresentará a palestra “A Importância da União dos Empresários do Turismo”.

Após pausa para o almoço, terá início a programação da tarde, com a palestra “Como se tornar Município de Interesse Turístico?”, conduzida por Waldirene Ricanelo, que é diretora técnica da Associação de Municípios de Interesse Turístico do Estado de São Paulo (Amitesp).

Depois, será a vez de Roberta Oliveira e Carolina Paes de Andrade, ambas representantes do Serviço Social do Comércio (Sesc), falarem sobre o programa de turismo do Sesc, que é desenvolvido desde o ano de 1948.

A partir das 15h30, começará o painel “Ecoturismo e Preservação Ambiental: Turismo Consciente”, que contará com a participação da analista de sustentabilidade do Instituto Ecofuturo, Cleia Araújo e da gestora da Estação Ecológica da Serra do Itapety, Lucila Manzatti. A mediação ficará sob a responsabilidade do secretário municipal do Verde e Meio Ambiente e presidente do Conselho Mogiano do Meio Ambiente (COMOMA), Daniel Teixeira de Lima.

O encerramento, com networking, está previsto para as 16h30.

O 1º Seminário de Turismo de Mogi das Cruzes também tem apoio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Circuito Turístico das Nascentes.

Vale lembrar que o Centro Cultural de Mogi das Cruzes, onde o evento será realizado, fica na Praça Monsenhor Roque Pinto de Barros, 360, no Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4798-5196.

Reprodução: Prefeitura de Mogi das Cruzes
Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP