Categorias
POLÍCIA

Operação conjunta apreende cerca de uma tonelada de fios de cobre em Mogi das Cruzes



Uma operação conjunta com a participação do Grupo de Operações Especiais (GOE), do Setor de Investigações Gerais da Polícia Civil, da Guarda Municipal de Mogi das Cruzes e do Departamento de Fiscalização de Posturas da Secretaria Municipal de Segurança apreendeu, na última sexta-feira (9), quase uma tonelada de fios de cobre sem procedência, em um ferro velho no Jardim Esperança. Na ação, 14 suspeitos foram presos.



De acordo com a Prefeitura de Mogi, no local, também foram apreendidos três veículos, hidrômetros e o valor de R$ 15 mil. A situação já vinha sendo investigada pela Polícia Civil há cerca de um mês e o caso foi registrado na Central de Flagrantes.



O Departamento de Fiscalização de Posturas também aplicou nos responsáveis pelo estabelecimento uma autuação no valor de 1.000 Unidades Fiscais do Município (UFM), o equivalente a R$ 187.510,00.



“O trabalho conjunto dos órgãos de segurança pública é importante para a segurança da população, com ações ostensivas, de fiscalização, de inteligência e operações especiais. Combater o comércio irregular de cobre faz parte do trabalho contra o furto de fios e cabos, que traz problemas para serviços básicos como iluminação pública e sistema de telefonia”, afirmou o secretário municipal de Segurança, André Ikari.



Esta foi a segunda grande apreensão de fios de cobre sem procedência neste ano, em ações em parceria entre a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Em abril, mais de 800 quilos foram apreendidos em estabelecimentos localizados no Jardim Aeroporto III e no distrito de Jundiapeba.

A população pode fazer denúncias sobre o comércio irregular de cobre para o telefone do Disque Denúncia 181, da Polícia Civil. Já ocorrências sobre furtos de fios e cabos podem ser comunicados pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 153, da Guarda Municipal.

Compartilhe essa notícia:

Por Leandro Cesaroni

Jornalista graduado pela FIAM e pós-graduado em jornalismo cultural pela FAAP