Categorias
MOGI DAS CRUZES

Testes de Covid-19 serão realizados na Praça Oswaldo Cruz, em Mogi, até sexta



A caravana de testagem ‘Mogi Contra a Covid’ está de volta à Praça Oswaldo Cruz, no centro de Mogi das Cruzes, onde permanecerá até a próxima sexta-feira (16), realizando testes gratuitos para a detecção do coronavírus.



De acordo com a administração municipal, o equipamento tem uma quantidade limitada de testes por dia e as senhas são distribuídas por ordem de chegada, às 8h e às 13h. Os interessados devem comparecer munidos de comprovante de endereço em Mogi das Cruzes, RG ou documento com foto e Cartão SUS.



O atendimento na Praça Oswaldo Cruz começou no dia 12 julho, com pausa durante o feriado e fim de semana. Nas próximas semanas, a caravana de testagem gratuita passará também por Cezar de Souza, Braz Cubas e Jardim Universo.



O exame realizado é do tipo Teste Rápido Antígeno, que realiza a detecção qualitativa de antígenos de SARS-CoV-2 em amostras de swab coletadas da nasofaringe e/ou orofaringe (nariz ou boca) e resultado em 20 minutos.



Os casos positivos são encaminhados para a Central de Monitoramento da Covid-19, que conta com equipe multidisciplinar para orientar sobre os cuidados e procedimentos indicados. “Ao receber o resultado, a pessoa recebe as primeiras orientações sobre cuidados e necessidade de isolamento. A partir daí, passa a ser monitorada com relação a eventuais sintomas e, sendo necessário, encaminhada ao serviço de saúde de referência”, explica a enfermeira Gisele Menichelli, coordenadora da Saúde da Mulher e da Criança, que colabora também nas mais diversas ações de combate à Covid-19.

O objetivo da campanha é ampliar o monitoramento da Covid-19 na cidade e promover a busca ativa para oferecer tratamento rápido de acordo com cada necessidade. A Caravana Mogi contra a Covid-19 é uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a INTS (Instituto Nacional de Tecnologia e Saúde).

Quem está com sintomas de Covid-19 mas não consegue ir até o centro da cidade também pode entrar em contato com o Disque Covid no telefone 4798-7383. Se houver necessidade, os profissionais farão o encaminhamento para a unidade de referência mais próxima.

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: