Um novo concurso público do Semae de Mogi das Cruzes (Serviço Municipal de Água e Esgoto) está previsto para ser aberto ainda no primeiro semestre de 2020. Isto porque, desde dezembro do ano passado, já está definida qual será banca que ficará responsável pelo processo seletivo, o que significa que nada mais impede a publicação do edital de abertura.
A empresa escolhida, por meio de dispensa de licitação, que a Fundação Vunesp (Fundação para Vestibular da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”), conforme publicação divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo (veja abaixo).
Procurado pela reportagem do Notícias de Mogi, o setor de Recursos Humanos da Prefeitura não respondeu se já há alguma definição com relação ao número de vagas e os cargos que serão envolvidos no concurso do Semae de Mogi das Cruzes.
Como este é um ano eleitoral e a Lei 9.504/97, em seu artigo 73, inciso V, estabelece que ficam proibidas nomeações de julho a dezembro, a expectativa é de que o edital seja publicado o quanto antes, de forma que ao menos parte dos aprovados possa ser contratada antes do início do período eleitoral.
No caso do concurso aberto recentemente pela Prefeitura de Mogi, o edital foi divulgado apenas dois meses após a definição da banca organizadora, que também foi a Fundação Vunesp.
Preparação para o concurso
- Apostila e curso online de língua portuguesa
- Apostila e curso online de matemática
- Apostila e curso online de raciocínio lógico
- Apostila de informática
Concurso anterior do Semae de Mogi
O último concurso do Semae de Mogi das Cruzes foi realizado em 2014 e ofertou 168 oportunidades destinadas a cargos de todos os níveis escolares. Os salários variavam de R$ 1.223,82 a R$ 5.891,71 mensais, oscilando de acordo com o cargo almejado e jornada de trabalho.
As oportunidades estavam distribuídas entre as seguintes funções:
- Nível Fundamental: Ajudante de Operador de Sistemas de Tratamento (3 vagas), Auxiliar de Serviços Gerais (5), Operador de Bombas (3), Operador de Redes de Água e Esgoto (12), Pedreiro (4),
- Nível Médio/ Técnico: Assistente Técnico de Engenharia (1), Auxiliar Administrativo (5), Desenhista (3), Mecânico Eletricista de Manutenção (2), Motorista A e B (6), Operador de Máquinas (5), Operador de Sistemas de Tratamento (11), Técnico Agrimensor (1), Técnico Eletrotécnico (1), Técnico em Edificações (2), Técnico em Saneamento (5), Técnico em Segurança do Trabalho (1) e Técnico Químico (4).
- Nível Superior: Advogado (2), Arquiteto (1), Contador (1), Engenheiro Ambiental (2), Engenheiro Civil (3), Engenheiro Eletricista (2), Engenheiro Mecânico (2), Jornalista (1).
Todos os inscritos foram avaliados por meio de prova objetiva, assim como prova prática para Pedreiro, Operador de Redes de Água e Esgoto, Auxiliar de Serviços Gerais, Mecânico Eletricista de Manutenção, Operador de Máquinas, Motoristas e Desenhista. Também foi realizada prova prático-profissional para Advogado e Jornalista.
O concurso foi organizado pelo Coordenadoria de Apoio a Instituições Públicas, ligada à Universidade Municipal de São Caetano do Sul (CAIP/ USCS). Veja o edital completo.
Confira também:
- IBGE abre inscrições para seleção com 1.446 vagas em cidades do Alto Tietê
- Polícias Militar e Civil abrirão concursos com 8.339 vagas no Estado de SP
- Câmara de Santa Isabel abre concurso para auxiliar e assistente legislativos