Categorias
ALTO TIETÊ

Nove das dez cidades do Alto Tietê já cancelaram o Carnaval de 2022



Nove das dez cidades localizadas na região do Alto Tietê tomaram a decisão de não realizar festividades do Carnaval em 2022, segundo informações do Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).



Com o objetivo de manter sob controle os indicadores de coronavírus, estão descartados os desfiles e blocos de rua – eventos que geram grande concentração de pessoas – em Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. A maioria das cidades também vai manter a recomendação do uso de máscaras ao ar livre até o final do ano/início de janeiro. 



Na região, somente Itaquaquecetuba ainda mantêm estudos sobre a realização do Carnaval. Nas demais cidades, as programações de rua estarão proibidas. Os bailes em salões privados serão de responsabilidade dos organizadores e deverão seguir as normas de segurança e as orientações das vigilâncias sanitárias de cada município. A decisão acompanha o que já foi anunciado em outras regiões do Estado e cada município está fazendo o anúncio oficial. 



“O momento ainda exige muita cautela e responsabilidade na tomada de decisões. Sabemos que o Carnaval é uma festa que atrai grandes multidões e não podemos colocar a perder todos os avanços já conquistados no controle da doença”, disse o presidente do Condemat e prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi. “Essa decisão em bloco também fortalece o enfrentamento da pandemia e diminui os riscos de picos na região”, acrescentou. 



Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (24), os prefeitos avaliaram os impactos econômicos, já que a festa popular demanda investimentos significativos, e principalmente as ameaças no controle da pandemia. Entre os argumentos está o atual pico da doença enfrentado por alguns países da Europa e os riscos de chegada ao Brasil em três meses e o fato de que os jovens, público principal das grandes aglomerações, ainda não terão tomado a dose de reforço até o Carnaval. 

“Não podemos desconsiderar os indicadores da doença. A situação atual é muito melhor do que a de meses atrás, mas ainda assim continua preocupante. Na primeira quinzena de novembro, por exemplo, o Alto Tietê registrou alta de 54,7% no número de casos em comparação com a última quinzena de outubro. Portanto, cautela é essencial para evitar a necessidade de medidas mais drásticas”, argumentou o presidente do Condemat. 

É em razão deste cenário também que a maioria das cidades vai manter o uso de máscaras em locais abertos até o início de janeiro, mesmo com a liberação anunciada pelo Governo do Estado a partir de 11 de dezembro.  Até o momento, apenas Biritiba Mirim, Itaquaquecetuba e Poá anunciaram que vão acompanhar o Estado; nas demais cidades do Condemat, a máscara continuará a ser recomendada.

Siga nossa página no Google News e receba mais notícias de Mogi das Cruzes e região

Para receber mais notícias do Alto Tietê, entre em nossos grupos regionais no WhatsApp: Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá e Suzano

Compartilhe essa notícia: