Categorias
MOGI DAS CRUZES

“Nenhum dos critérios encontra-se em vermelho em Mogi”, diz Marcus Melo sobre Plano São Paulo



Ainda em recuperação e isolamento domiciliar após ter contraído o novo coronavírus (Covid-19), o prefeito Marcus Melo publicou um vídeo no início da tarde desta quinta-feira (28) para dizer que Mogi das Cruzes não encontra-se no nível vermelho em nenhum dos critérios adotados pelo Governo de São Paulo no Plano São Paulo, que define a retomada gradual das atividades econômicas no Estado. Por conta disto, segundo Melo, a Prefeitura solicitará a revisão da classificação recebida pela cidade.



De acordo com os detalhes divulgados pelo governo estadual na última quinta (27), a Grande São Paulo – região na qual Mogi das Cruzes e as demais cidades do Alto Tietê estão inseridas – permanece na “fase 1 (vermelha)” da quarentena, ou seja, com permissão para abertura apenas da construção civil e serviços essenciais, como já vinha acontecendo.



Na coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Doria explicou que as classificações das regiões estão sendo feitas com base no índice de aumento nos casos confirmados de coronavírus e mortes decorrentes da doença, além da atual ocupação dos leitos em cada região.



Segundo o prefeito Marcus Melo, no entanto, Mogi está em uma situação menos crítica que a de outras cidades como a capital, onde a flexibilização começou a ser permitida. “Nenhum dos critérios de cálculo utilizado pelo Estado encontra-se no nível vermelho aqui na nossa cidade. A taxa de ocupação de leitos é bem inferior à da capital, assim como o número de novos casos, internações e óbitos. Todos esses dados foram compilados pela nossa Secretaria Municipal de Saúde e estão sendo encaminhados ao Comitê Estadual Gestor do Coronavírus”, afirmou ele no vídeo, acrescentando que solicitará ao Governo do Estado uma revisão no estudo que classificou o controle da pandemia do novo coronavírus em Mogi das Cruzes.



Assista o vídeo abaixo:

Condemat

Uma nova classificação no Plano São Paulo será solicitada também por outras cidades do Alto Tietê, informou o Condemat (Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê).

De acordo com o consórcio, em reunião realizada no fim da tarde de quarta-feira (27), os prefeitos decidiram solicitar ao Governo de São Paulo, em caráter imediato, a revisão da classificação atribuída para a Região.

“Desde o início, os municípios da Região Metropolitana foram penalizados com as restrições necessárias principalmente para o controle da doença na capital. Agora, que chega o momento de flexibilizar, é inadmissível que São Paulo saia na frente. Vamos lutar pelos direitos do Alto Tietê ser classificada pelo menos na fase 2”, disse o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano Leite, ao fazer referência à etapa laranja, que permite, entre outros setores, o funcionamento do comércio de rua e shoppings ainda que em capacidade reduzida.

Pressão da Câmara

Um requerimento verbal proposto pelo vereador Mauro Araújo (MDB) e aprovado na sessão da Câmara de Mogi das Cruzes de quarta-feira (27) solicitará ao prefeito Marcus Melo (PSDB) que, por decreto, ele se posicione contra o plano de retomada anunciado pelo Governo de São Paulo e anuncie, desde já, medidas para reabrir alguns setores do comércio do município.

“Estamos vivendo um momento muito difícil, há mais de sessenta dias de isolamento. Esta Casa tem dado subsídio à administração municipal, em medidas, muitas vezes amargas. Quero fazer um requerimento verbal ao prefeito para que emita um decreto e se coloque contrário ao Governo do Estado de São Paulo”, afirmou Mauro Araújo.

Confira as últimas notícias sobre a quarentena em Mogi das Cruzes e Região

Quer ficar por dentro de tudo o que acontece em Mogi das Cruzes e região? Siga nossos perfis no Instagram e Google News e entre em nossos grupos no Telegram e WhatsApp

Compartilhe essa notícia: